Integrando a 8ª edição do Rio Wine and Food Festival, evento acontece de forma 100% online e abordará temas atuais e pertinente para profissionais e amantes do setor
O excelente momento para o vinho o mercado brasileiro, assim como os desafios futuros desse mercado em expansão estarão em pauta no Seminário Vinho & Mercado 2020 nesta terça-feira, 3 de novembro, evento que integra a programação da 8ª edição do Rio Wine and Food Festival.
Em função da pandemia, nesse ano, o seminário será realizado 100% online e poderá ser acompanhado, a partir das 10h, pelo Youtube do Grupo Baco Multimídia, no link https://bit.ly/35KpiKm. O seminário tem como objetivo refletir, apresentar tendências e estratégias para o vinho brasileiro a partir do perfil de consumo, o que permitirá, dessa forma, ações efetivas por parte de entidades, profissionais, empresários e marcas.
Sergio Queiroz, sócio-diretor do Grupo BACO Multimídia e co-moderador do seminário, ressalta que mais uma vez é apresentado ao mercado uma grade de palestras extremamente diversificada e importante para a indústria do vinho nacional, a começar pelas pesquisas inéditas da Nielsen e da eCGlobal Solutions/BACO. “São palestras que abordam as diversas disciplinas do nosso mercado, dos importados aos nacionais, dos mercados em evidência, como e-commerce, supermercado até o enoturismo, inclusive, esse último tema, com certeza, será inspirador para a indústria do enoturismo nacional. São todas palestras de altíssimo nível”.
Nessa edição, o seminário começará com a participação do presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta, que falará sobre o boom dos vinhos nacionais, assim como vendas em alta e a aprovação dos brasileiros. Na sequência, uma mesa redonda permitirá um debate a respeito do mercado de vinhos do Brasil.
O vinho em lata, tema bastante atual, será tratado pelo fundador e CEO da Vivant, Alex Homburger. Na sequência, a pesquisa inédita ‘O que o brasileiro quer do vinho’ será apresentada pela president & Co-CEO da eCGlobal Solutions, Adriana Rocha.
O enoturismo não poderia ficar de fora, assim, cases do cluster de turismo do litoral norte da Bahia e Rota da Cerveja da Serra Fluminense será exibido por Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts/WAM Hoteis e Resorts.
Valéria Ragoni Teixeira, Business Development manager da Nielsen Brasil, trará para o seminário informações sobre o mercado de bebidas no Brasil e no mundo, assim como os números e oportunidades para o vinho. Já o mercado dos vinhos importados será apresentado por Orlando Rodrigues, membro da ABBA e sócio a Premium Wines.
A força dos supermercados nas vendas e seu papel na formação de um público consumidor será abordado por Marcio Milan, superintendente da ABRAS e, para fechar o evento, Vanessa Thomaz, gerente de e-commerce da World Wine, falará sobre a explosão do e-commerce com o case World Wine.
“Costumamos chamar nosso seminário de MBA em um dia, dado a riqueza e qualidade de informações apresentadas, por profissionais altamente gabaritados”, Marcelo Copello, jornalista, diretor do Grupo BACO Multimídia e co-moderador do seminário.
Veja a grade completa do seminário:
Moderadores: Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, sócios-diretores do Grupo BACO
10h – 10h30 – O boom dos vinhos nacionais, vendas em alta e a aprovação pelos brasileiros – por Deunir Argenta, presidente da UVIBRA
10h30 – 10h45 – Mesa redonda: debate sobre o mercado de vinhos do Brasil
10h45 – 11h15 – Vinho na lata – o boom das latinhas com o case Vivant.
– por Alex Homburger, fundador e CEO da Vivant
11h15– 11h45 – Pesquisa inédita: o que o brasileiro quer do vinho – por Adriana Rocha, President & Co-CEO da eCGlobal Solutions
11h45 – 12h15 – Enoturismo: cases do cluster de turismo do litoral norte da Bahia e Rota da Cerveja da Serra Fluminense. Caminhos para os Vinho do Brasil? – por Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts/WAM Hoteis e Resorts
12h15 – 12:30 – Debates
12h30- 17h – intervalos
17h- 17h30 – NIELSEN: O mercado de bebidas no Brasil e no mundo – os números e oportunidades para o vinho – por Valéria Ragoni Teixeira, Business Development Manager da Nielsen Brasil
17h30 – 18h – O mercado dos vinhos importados – por Orlando Rodrigues, membro da ABBA e sócio a Premium Wines
18h – 18h30 – A força dos supermercados nas vendas e seu papel na formação de um público consumidor – por Marcio Milan, Superintendente da ABRAS
18h30- 19h00 – A explosão do E-Commerce: Case World Wine – por Vanessa Thomaz, gerente de e-commerce da World Wine
19h –19h30 – Perguntas
8ª edição do Rio Wine and Food Festival
Até o dia 08 de novembro, profissionais e amantes do vinho poderão acompanhar uma série de atrações virtuais. Confira abaixo a programação completa da 8ª edição do Rio Wine and Food Festival.
30/10 – Sexta-feira
17h – Abertura Oficial / Divulgação dos Vencedores da GPVB
Início do Rio Rolha Zero
31/10 – Sábado
Rio Rolha Zero
1/11 – Domingo
Rio Rolha Zero
2/11 – Segunda-feira
17h – Live com vencedor Troféu Vinha Velha – Revelação Mundvs Vini 2020 – Vinícola Thera
3/11 – Terça-feira
10h às 12h30 e das 17h às 19h30 – Seminário Vinho & Mercado
4/11 – Quarta-feira
18h – Live com vencedor Troféu Vinha Velha – Produtor do Ano 2020 – Vinícola Salton
5/11 – Quinta-feira
18h – Master Class – Chile e Argentina em prova
6/11 – Sexta-feira
17h – Live com vencedor Troféu Vinha Velha – Importador do Ano 2020 – Evino
7/11 – Sábado
18h – Live com vencedor Troféu Vinha Velha – Personalidade do Ano 2020 – Adriano Miolo
8/11 – Domingo
Último dia do Rio Rolha Zero
Sobre o Grupo BACO Multimídia
O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há oito anos na cidade do Rio de Janeiro.