São Caetano terá a primeira horta orgânica em um curso de Gastronomia

por migracao

fiogf49gjkf0d

Em solo orgânico, projeto Horta – Sementes do Futuro terá plantio e cultivo de hortaliças e ervas para uso nas produções gastronômicas, na Anhanguera de São Caetano 


A Faculdade Anhanguera de São Caetano acaba de inaugurar sua primeira horta orgânica para o plantio e cultivo, em solo orgânico, de hortaliças e, em especial, ervas, para uso nas produções gastronômicas do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

A iniciativa faz parte do projeto Horta – Sementes do Futuro, que tem como orientadora a Profª Esp. Meire Bueno, assim como a participação de outros professores de gastronomia da unidade. O objetivo é ampliar o conhecimento dos discentes do curso em relação aos ingredientes e técnicas de produção. Além disso, visa incentivar a pesquisa e produção científica, divulgando a ação por meio de materiais internos, blog e redes sociais para promover a interdisciplinaridade entre os cursos: AMPLA: Agência Experimental Anhanguera São Caetano, na supervisão o coordenador Thiago Bertoldo, layout do Jornal Folhetim da Horta, curso de Engenharia com o coordenador Carlos Nakandakare, a Logística Reversa, com o coordenador de Administração Ricardo de Souza Gouveia. “Temos um longo caminho a ser percorrido até colher os frutos que estamos semeando. Mas os alunos estão colocando a mão na enxada para que seus esforços ganhem frutos”, afirma a chef Bete Carneiro, coordenadora do curso.

Captação de água de chuva
Em tempos de seca e falta de chuvas, as represas paulistanas estão sofrendo drasticamente com as perdas no volume de água para o abastecimento da região metropolitana e do Estado. Para conscientizar o público interno de que esse recurso está se tornando cada vez mais escasso, os alunos de Engenharia da Anhanguera de São Caetano, estão desenvolvendo um projeto de captação da água de chuva, que contempla a construção de um acoplamento para caixa d’ água com capacidade para três mil litros e um sistema de tubulação acoplado à calha do telhado da unidade e outro de irrigação da água. 

“O projeto reflete a preocupação dos alunos com o meio ambiente e a garantia da geração da produção de alimentos saudáveis, uma vez que 70% do consumo é destinado a agricultura. Medidas alternativas para esse gasto devem ser pensadas ainda nesta década para garantir a sobrevivência humana”, afirma Alexandre Cezar Pires, professor dos cursos tecnólogos e das Engenharias da Faculdade.

A horta fica dentro da unidade, localizada na Rua Conceição, 321 – bairro Santo Antônio – São Caetano do Sul (SP).

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há 20 anos, está ajudando a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e Pronatec, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton Educacional, uma das maiores organizações de educação do Brasil, com uma trajetória de sucesso de mais de 45 anos. Com um índice de 92,2% dos cursos com conceito positivo no MEC frente à média de 87% das demais instituições privadas, a Anhanguera conta com 92 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2013) e é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.


Divulgação: Alfapress Comunicações

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR