Instituição reuniu representantes de instituições em Angra dos Reis para debater o futuro da região
O Rio de Janeiro possui regiões com potenciais de virarem grandes polos turísticos. Uma das regiões com maior apelo para esse crescimento é a Região da Costa Verde (Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty). De acordo com pesquisa do Sebrae Rio, 65% dos pequenos negócios acreditam que falta um grupo estruturado que pense no desenvolvimento da região. Pensando nisso, a instituição reuniu os prefeitos dos quatro municípios, representantes dos governos federal e estadual, além de entidades de classes para apresentar, avaliar e debater um plano de progresso para a região.Esse plano de ação foi dividido em três fases (curta: até 90 dias, médio: até 180 dias e longa: até dezembro de 2023), focado em seis pilares: qualificação, infraestrutura, ambiente de negócios, promoção, parcerias e governança.
“É uma honra iniciar essa agenda, que pretende transformar a Costa Verde em uma referência turística a nível nacional e internacional. Essa força tarefa vai elaborar vários trabalhos com base nos dados que coletamos. Um dos principais pontos que descobrimos é a falta desse grupo estruturado. Precisamos atrair entidades para aumentar a capilaridade do desenvolvimento da região. O nosso objetivo é fortalecer os pequenos negócios e transformar a região, melhorar o ambiente de negócios, criar emprego e bem-estar social”, destaca Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
Durante o encontro, cases de sucesso de destinos turísticos foram apresentados como Gramado e a Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), além do programa de Lider da Região no Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. Esseprograma tem como objetivo mobilizar, qualificar, capacitar e integrar as lideranças de todos os nove municípios que compõem a região, estimulando o alinhamento das demandas no plano local e a respectiva convergência das políticas públicas com ênfase na criação de ambiente favorável aos pequenos negócios, visando o desenvolvimento regional sustentável.Os representantes de cada projeto mostraram como essas regiões foram transformadas em referências na cadeia produtiva.
“Essas regiões buscaram inovar, criar eventos, estabelecer parcerias com o poder público e desenvolver marcas que pudessem atrair turistas para a região. Hoje, esses destinos são referências. A Costa Verde possui uma população de mais de 436 mil habitantes com uma extensão de mais de 2,3 mil quilômetros quadrados. Um ponto chave é mobilizar e sensibilizar a comunidade para os projetos regionais. Ela precisa ser ouvida e se sentir parte do processo de pertencimento local. Acreditamos na liderança e na força da região para promover suas potencialidades e transformar o futuro dos pequenos negócios”, complementou Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae.
Para promover a região, o Sebrae elaborou uma rodada de debates temáticos com representantes do Senado, Ministério do Turismo, prefeitos, secretários dos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí, representantes do Sebrae Nacional, Sebrae Rio, Fecomércio, Alerj, Firjan, Senac, Senai, ICM Bio, Iphan, Cefet, Embratur, CDL, Eletronuclear e FCDL . Foram escolhidos cinco temas, onde puderam apresentar propostas de melhorias para a região como qualificação e inclusão produtiva; infraestrutura e investimentos; ambiente de negócios e legislação; promoção e marketing territorial; e parcerias e governança.
Segmentos estratégicos
A Costa Verde conta com atividades estratégicas que podem contribuir para o desenvolvimento local. De acordo com pesquisa do Sebrae, os principais segmentos estratégicos para promover a região são: artesanato, pescados, turismo, maricultura, economia criativa, cachaça, manutenção de embarcações, gastronomia, agroindústria.
Dificuldades dos pequenos negócios
No momento, 87% dos pequenos negócios da região possuem dificuldade na gestão financeira, 68% na gestão de pessoas e 61% em temas ligados a aspectos legais.
Marketing Digital
Vinte e sete por cento dos pequenos negócios da Região da Costa Verde não realizam ações de marketing digital.
58% – divulgam o negócio / produto em canais digitais
48% – atende clientes nos canais digitais
37% – vende pelas redes sociais, sites ou plataformas
23% – monitora os resultados das ações digitais realizadas
Desafios que na opinião dos empresários impedem a região de crescer
65% – ausência de um grupo estruturado que pense no desenvolvimento da região
50% – falta de infraestrutura em transporte público
40% – falta de segurança
40% – baixa qualificação de mão de obra
38% – falta de infraestrutura em estradas municipais e rodovias
34% – falta de manutenção nos equipamentos turísticos