Sebrae Rio apresenta roteiro turístico para Paquetá

Projeto vai melhorar experiência de quem visita o bairro

A Ilha de Paquetá é um recanto de tranquilidade que destoa dos outros bairros da capital do Rio de Janeiro. Localizada na Baía de Guanabara, a 15 quilômetros da cidade, o principal meio de acesso são as barcas que saem da Praça XV. Pela tranquilidade encontrada por lá, o turista que visita o bairro, costuma voltar mais de três vezes à ilha. É o que aponta estudo do Sebrae Rio que identificou que 66% dos viajantes já tinham feito essa rota mais de uma vez. O estudo, realizado pelo programa Agentes de Turismo do Sebrae Rio, gerou capacitações para os pequenos negócios que ajudaram na governança das empresas e no desenvolvimento do “Circuito Turístico Paquetá de Portos Abertos”. O projeto é uma parceria entre Sebrae Rio, Instituto IEVA, Polo Paquetá e Secretaria Municipal de Turismo. 

A iniciativa da instituição desenvolveu novos roteiros de turismo com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor e aumentar o leque de produtos oferecidos aos turistas, permitindo o crescimento econômico da ilha. Na Ilha de Paquetá, está sendo desenvolvido um circuito que envolve gastronomia, os atrativos locais, cultura e artesanato. 

“O roteiro turístico é um elemento-chave para demonstrar o que o destino tem a oferecer e, com isso, atrair um fluxo maior de visitantes. Por sua vez, a governança é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de um destino. A junção desses elementos gera como resultado a melhoria da competitividade e sustentabilidade do bairro na geração de negócios, trabalho e renda e melhoria do bem-estar da população local”, explica Eduardo Sipaúba, coordenador escritório Rio I do Sebrae Rio. 

O projeto conta com a participação dos mais variados perfis de pequenos negócios como o setor de hospedagem, alimentação, operadora de turismo, eventos culturais e artesanato.  

 

Turistas  

O estudo aponta que o destino é mais procurado por quem é do Rio de Janeiro. Fora do estado, São Paulo (8%) e Minas Gerais (4%) completam a lista. Para atrair novos turistas, 78,6% acreditam que eventos impactam de forma positiva nos negócios. Com o aumento da atividade turística, 92,9% esperam proporcionar geração de emprego ou melhoria na renda local. 

 

Números do estudo 

– 92,9% consideram que há condições de recepção 

– 71,4% disseram que a Ilha de Paquetá passa uma sensação de bem-estar 

– 78,6% consideram a região segura 

– 64,3% consideram que a sinalização do bairro está adequada 

– 78,6% dos participantes responderam que os moradores se sentem à vontade com a presença dos turistas. 

 

Principais pontos de visitação 

Pedra da Moreninha 

Parque Darke de Mattos 

Solar Del Rey 

Igreja de São Roque 

Farol do Mestre 

Cemitério dos Pássaros 

Casa José Bonifácio

Divulgação: rj.sebrae.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR