Evento recebeu 125 mil pessoas no Píer Mauá e consolidou o Rio de Janeiro como hub de Tecnologia e Inovação da América Latina
O Rio Innovation Week terminou nesta sexta-feira, dia 11/11, com importantes conquistas para todos os setores que estiveram presentes trazendo inovação e tecnologia para diferentes segmentos de mercado. O potencial de geração de novos negócios — muitos firmados durante o evento e alguns em andamento — chega a R$ 1 bilhão. Durante quatro dias, cerca de 125 mil pessoas circularam pela área de 50 mil metros quadrados na região do Píer Mauá.
Entre os compromissos do Rio Innovation Week está incentivar a inovação e a tecnologia como impulsionadores de negócios, possibilitando, assim, o crescimento de todo o mercado. Uma importante característica e diferencial é a participação de diferentes segmentos, estimulando a integração e complementaridade.
A próxima edição do Rio Innovation Week está marcada para o segundo semestre de 2023.
“No próximo ano, o evento cresce e passa a ocupar toda a região portuária e o centro da cidade. Nossa ambição é, com essa expansão, receber 200 mil pessoas. Queremos ter o debate sobre novas tecnologias, empreendedorismo e soluções que unam diferentes elos do mercado em diversos pontos desta área. Vamos ser a mola propulsora para esse posicionamento do Rio de Janeiro como referência global”, posiciona Jerônimo Vargas, realizador do evento e um dos idealizadores.
Os números do Rio Innovation Week / Novembro 2022
- Mais de 900 palestras, distribuídas em 27 conferências;
- 880 horas de palestras;
- 2.000 startups participantes;
- Mais de 200 expositores;
- Presença de investidores e compradores brasileiros e internacionais;
- Capacidade para geração de R$ 1 bilhão em novos negócios;
- Público total do evento durante os 4 dias — 125 mil pessoas;
- Geração de 2.500 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento;
- Todo o material utilizado na montagem será reaproveitado em outros eventos ou enviado para reciclagem;
- As lonas utilizadas serão enviadas para empresas que confeccionam novos produtos com as mesmas;
- Todas as emissões de carbono foram compensadas.
“É inegável a potência que o Rio Innovation Week representa para o crescimento econômico não só do Rio de Janeiro, mas de todo país. Mais do que isso, nos coloca na vanguarda da inovação, trazendo novas soluções e diretrizes., projetos viáveis e prontos para implementação”, diz Fábio Queiróz, presidente do Conselho Organizador do evento.
“O Rio Innovation Week representa um dos maiores estímulos para as startups brasileiras e também muitas de países vizinhos da América Latina. Você une na mesmo ambiente experiência, conhecimento e empreendedorismo. O network entre startups nos primeiros estágios e outras já com investimentos de impactos é um forte estímulo para o desenvolvimento de novos projetos e negócios. Além disso, as agendas de mentoria e os workshops trazem conhecimento teórico e prático indispensáveis para o cenário de empreendedorismo”, indica Carlos Junior, CEO do Sai do Papel, cofundador e curador do RIW.
Entre importantes anúncios e realizações do Rio Innovation Week estão:
– Estreia de novos segmentos na agenda do evento como LawTech, que reflete o crescimento de novas tecnologias e soluções no campo do Direito;
– O palco Music Forward, que atraiu um grande público para palestras sobre o cenário da música atual e os impactos do streaming e dos canais sociais, trazendo executivos de gravadoras, do Spotify; realizadores de grandes eventos como Rock in Rio e Natura Musical, e deu luz ao debate sobre políticas públicas ligadas ao segmento;
– Um palco exclusivo para palestras e debates sobre criptomoeda, blockchain e NFTs, com a curadoria da BeInCrypto;
– Incremento da Economia Criativa, fortalecendo o Rio de Janeiro como referência e exemplo frente aos demais países;
– A Prefeitura do Rio anunciou no evento que será a primeira do país a adotar fontes de energia limpa e renovável como alternativa ao abastecimento por hidrelétricas;
– A presença de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, na Plenária RIW, teve lotação máxima. Uma importante dica do vocalista e também empresário, esgrimista, piloto e fabricante de cerveja — “Faça coisas legais para pessoas boas”.
– Participação de nomes internacionais como Aaron Ross, Steve Blank e Steve Forbes;
– Atletas e campeões olímpicos, como Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz, falando como inovação e esportes hoje traçam o mesmo caminho, tanto na preparação dos atletas como nos espaços dedicados para treinos e competições;
– A participação do cineasta Spike Lee, que ao subir no palco pediu 1 minuto de silêncio em homenagem a cantora Gal Costa e depois falou sobre o poder da tecnologia nos dias de hoje.
O Rio Innovation Week é realizado por Base Produções, LER Cultural e Sai do Papel.
A 2a edição do Rio Innovation Week conta com patrocínio cultural master da Eletrobras e Klabin; patrocínio Master do Sebrae, CNC, Cedae, Apex, Itaú e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; patrocínio Platinum da Stellantis, Petrobras, Softex, SPID e Eneva; patrocínio Bronze da Itanet. Tem também parceria institucional da Fecomércio – RJ, Sesc e Senac, Proderj, Pesagro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. São parceiros estratégicos Health Meds, Prudential, FBHA, ZOOX, Parque Tecnológico de Itaipu e Assespro.