Com duração de 18 meses, curso lato sensu oferece abordagem histórica, social, cultural e mercadológica
A segmentação no setor de bebidas nacional provocou uma transformação dos negócios on-trade (bares, hotéis e restaurantes), com o lançamento de empreendimentos focados em oferecer uma experiência personalizada para o consumidor. Se por um lado a competitividade aumentou, por outro, proporcionou mais opções para clientes exigentes e que conhecem detalhes sobre o produto consumido.
Atento às demandas do setor empresarial e às tendências de consumo, o Senac EAD lançou uma pós-graduação focada na especialização de profissionais que atuam ou planejam empreender no setor. O curso de Bebidas: mercado, cultura e sociedade tem o objetivo de capacitar esse público por meio de uma abordagem histórica, social, cultural e mercadológica.
De acordo com Marcela Abila, coordenadora da área de Sala, Bar e Restaurante do Senac, o aperfeiçoamento na profissão é fundamental, levando em consideração a concorrência do mercado. “O setor de alimentos e bebidas é muito competitivo e, por isso, a diferenciação é uma estratégia importante para quem deseja se destacar profissionalmente. Um serviço de bebidas diferenciado e que apresenta as características dos produtos é atrativo e gera oportunidades de negócios”, argumenta.
Mudança de hábitos
Uma projeção adaptada da Pesquisa Industrial Mensal (PIM 2018)*, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o departamento de cerveja e chope produziu 18,5 bilhões de litros em 2020. Apesar de registrar a maior produção nacional, o produto vem perdendo espaço para outros tipos de bebidas disponíveis no mercado.
Nesse sentido, o vinho alcança o patamar de principal concorrente entre consumidores brasileiros. No levantamento realizado pela consultoria Ideal Consulting**, o mercado se manteve aquecido nos primeiros cinco meses de 2021. Os vinhos finos registraram um crescimento de 127% nas vendas, em relação ao ano passado. Houve também o aumento de consumo de espumantes – 77% no período avaliado.
Em relação aos modelos de consumo mais recentes, os clubes de assinatura se destacaram no último ano, em razão das regras de distanciamento social que fechou, temporariamente, bares e restaurantes. De acordo com a pesquisa divulgada pela Wine Intelligence***, 30% dos consumidores regulares de vinho no Brasil já utilizam lojas virtuais para adquirir o produto, enquanto 59% responderam que pretendem comprar em lojas virtuais.
Marcela analisa que esse setor foi responsável por atrair entusiastas e novos consumidores de bebidas, que desejam conhecer produtos e experimentar diferentes sabores. “Este também é um campo em que o futuro especialista poderá atuar. Como irá se aperfeiçoar nos aspectos históricos, culturais e sociais relacionados às bebidas, poderá aplicar o conhecimento do curso desenvolvendo conteúdos relativos aos produtos que compõem o clube, por exemplo, agregando um diferencial valioso para a experiência do cliente”.
Conhecimentos abrangentes
Na avaliação da especialista do Senac EAD, os profissionais que atuam na área de bebidas ou em cursos de formação, direcionam o conteúdo para os aspectos sensoriais dos produtos. Por isso, a proposta da instituição é disponibilizar uma abordagem mais abrangente.
Para os trabalhadores que reúnem experiência de mercado, o conteúdo oferecido acumulará conhecimentos sobre diferentes produtos, como o chá e o café, por exemplo. “O público mais experiente se beneficiará do curso, absorvendo um olhar diferente sobre o setor. Além disso, trataremos de uma diversidade grande de produtos o que, sem dúvida, será atrativo para quem, atualmente, trabalha com apenas uma opção de bebida”, observa.
Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que desejam se especializar é sobre as alternativas de atuação profissional. Marcela esclarece que esse mercado está aquecido com várias oportunidades em potencial:
– Comércio e serviço de bebidas (bares, restaurantes, hotéis, eventos, lojas e importadoras);
– Representação de indústrias e produtores;
– Organização de eventos;
– Prestação de consultorias e treinamentos;
– Desenvolvimento de roteiros turísticos;
– Pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para imprensa especializada e redes sociais, por exemplo.
As inscrições para a pós-graduação de Bebidas: mercado, cultura e sociedade estão abertas e terminam no dia 30 de julho. Detalhes sobre as disciplinas e documentação necessária na inscrição podem ser verificados na página do Senac EAD.
Fontes:
*Projeção adaptada do PIM 2018 – https://bit.ly/35DhMBz
**Pesquisa Ideal Consulting – https://idealbi.com.br/vinhos-finos-impulsionam-crescimento-dos-rotulos-brasileiros/
***Pesquisa Wine Intelligence – https://bit.ly/3gI1IVe
Sobre o Senac EAD
Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.
Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em https://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/ .