Para fazer frente a um cenário de restaurantes e hotéis com acesso reduzido e polos enoturísticos com baixo movimento, o segmento de vinhos também está se reinventando. Nestes novos tempos, o Sebrae permanece apoiando a produção nacional, principalmente as pequenas vinícolas, para reforçar a visibilidade e a qualidade dos produtos.
Uma das ações é o apoio à Semana do Vinho e da Gastronomia Brasileira – Desafios e Soluções Rumo a Transformação Digital, que ocorre de 01 a 05 de junho, período em que é comemorado o Dia do Vinho Brasileiro.
“Queremos trazer informações, ideias e insights para os empreendedores, mas é um evento totalmente novo”, afirma Larissa Fin, especialista em vinhos e fundadora da Casa Vitis, promotora do evento. Durante a Semana, a Casa Vitis também está lançando o primeiro marketplace de vinhos brasileiros.
A Semana do Vinho é gratuita e online, aberta a profissionais do segmento de vinhos, eventos, público final e também para quem quer empreender nessa área ou mesmo se reinventar. Até sexta-feira, dia 05, serão 17 painéis com 30 experts especialistas dos setores de varejo, exportação, empreendedorismo, vinícolas, distribuidores, chefs e sommeliers. O evento tem transmissão simultânea no Instagram e Youtube, através do link: https://casavitis.com.br/semana-do-vinho-e-da-gastronomia-brasileira/.
A analista de projetos do Sebrae RS Angélica Brandalise destaca o apoio ao segmento. Através do Convênio do Programa Juntos para Competir (desenvolvido por Farsul, Sernar-RS e Sebrae RS) são atendidas em torno de 55 vinícolas no Estado, com Projetos de Vitivinicultura nas Região da Campanha e Serra Gaúcha, com ações de promoção do vinho gaúcho em feiras e eventos do setor, consultorias em marketing digital e e-commerce, consultoria em custeio, tributação e formação de preços, desenvolvimento de rótulos e embalagens mais inovadores.
“Com a pandemia de Covid-19, foi necessário uma readequação no planejamento das ações e além das já desenvolvidas, estamos auxiliando as pequenas vinícolas do RS na elaboração de estratégias para superar as dificuldades geradas por conta da pandemia, sugerindo ações para recuperação de vendas, adaptação ao mix de produtos e estratégias de relacionamento com o cliente e oportunidades logísticas”, afirma Angélica.
“As pequenas vinícolas sofrem uma concorrência desleal com o vinho importado e precisam se reinventar nesse novo cenário e muitas estão conseguindo se aproximar dos consumidores e aperfeiçoar seus canais de venda, buscando novas soluções e estratégias para o mercado do vinho”, complementa.
Confira a programação da semana:
Moderadores:
Larissa Fin – Especialista em Vinhos e fundadora dos Projetos Vinho na Vila e Casa Vitis.
Thomas Hartmann – Especialista digital e de marketing
Luciana Neiva – Jornalista da Agência Mural
Roger Klafke – Coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS
Futuros painéis:
Dia 03 | Liderança e inovação
11h – Liderança empreendedora em tempos de crise: com Nilmar Paul, CEO Clarius consultoria.
14h – Como continuar vendendo na crise: com Eduardo Macedo, diretor digital da Stone Pagamentos, Wilton Brito, diretor da GER7 Sistemas de captura de transações, e Petter Junior, CTO Casa Vitis e CEO NuevoApp.
16h – Empreendedorismo e Inovação – O vinho pode ser inovador?: com Renato Santos, consultor internacional em 26 países (UNCTAD) e coautor da atual versão do Empretec (principal programa de formação de empreendedores do Mundo).
18h – Vinícola Inovadora | Vinícola Cristófoli Vinhos de Famiglia – SC: com Bruna Cristófoli.
Dia 04 | Empreendedorismo e Conteúdo Inovador
14h – Como empreender no mercado de vinhos: com Juciane Casagrande, enóloga e sócia da Amitié Espumantes e Eduardo Araújo, sommelier e proprietário da Winepub.
16h – Criando uma narrativa com conteúdo inovador: com Malu de Martino, cineasta criadora da série Vinhos.Br, e Lúcia Porto, do site Brasil de Vinhos.
18h – Vinícola Inovadora | Casa del Nonno – SC: Vale da Uva Goethe com Matheus Damian.
Dia 05 | Brasil Tipo Exportação
14h – Empreendedorismo em equilíbrio | O que fazer em tempos de pandemia: com Adriana Loch Palestrante, facilitadora e mentora e co-autora em 6 livros, fundadora do projeto “Mulheres Equilibradas”.
15h – Impacto da Covid 19 nos pequenos negócios do serviço de alimentação: com Luiz Rebelatto (Analista do Sebrae Nacional – Agro, Alimentos e Bebidas).
16h – Vinícola Inovadora | Vinícola Lidio Carraro – RS: com Juliano Carraro, diretor comercial da Lidio Carraro.
17h – Vinhos do Brasil | Orgulho e preconceito.: com Silvia Mascella Rosa, sommelier e jornalista da Mascella & Rosa.
18h– Brasil Tipo exportação, podemos ser competitivos lá fora? : com Andreia e Roberto Cipresso, fundador de inúmeros projetos que analisam diferentes terroirs, destacando o Projeto Cipresso43 da Itália.
19h – Encerramento.