O encontro inicia terça-feira (3) e contará com a presença do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
O mês de dezembro iniciará com muito agito para o setor do Turismo. De terça a sexta-feira (3 a 6) desta semana, Belo Horizonte (BH) receberá a Semana Nacional do Turismo. O encontro tem por objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor que movimenta mais de 50 atividades econômicas e representa 8,1% da economia nacional.
O evento contará com a participação de Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que acompanhará a programação com o intuito de discutir desdobramentos do ramo no que diz respeito à gestão turística e inteligência de mercado. O Conselho Nacional de Turismo, gestores municipais, estaduais e nacionais, membros da Organização Mundial do Turismo (OMT) e especialistas da área também estão com a presença garantida.
“Este é um momento enriquecedor para o nosso setor. Teremos a oportunidade de debater sobre temas voltados à área com diferentes especialistas. Também é válido ressaltar que esta ocasião valorizará a atividade do Turismo, visando melhorá-la ainda mais em 2020”, pontua Sampaio.
A data ainda será responsável pelo lançamento do Programa Nacional de Gastronomia, que visa utilizar a culinária brasileira como um dos aspectos capazes de impulsionar o turismo no país. Além disso, será apresentado o Wakalua Brasil, programa que informará soluções inovadoras para o setor de viagens através de startups. O lançamento deste está previsto para janeiro, em parceria com a Globalia.
Prêmio Nacional do Turismo – Ainda nesta semana, Alexandre Sampaio acompanhará o Prêmio Nacional do Turismo, na quarta-feira (4), também em Belo Horizonte, cujo o objetivo é premiar iniciativas de destaque do turismo no país.
Serão concedidas duas premiações distintas, sendo elas: “Iniciativas de Destaque” e “Profissionais de Destaque no Turismo”. O primeiro visa reconhecer iniciativas que contribuíram para o turismo brasileiro, implementadas nos últimos 24 meses, por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor. Já o segundo, de acordo com o MTur, tem o intuito de valorizar profissionais que tenham atuado de forma proativa na busca pelo desenvolvimento do turismo.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.
Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.