SETEMBRO: MÊS DO PESCADO – Indústria de salmão chileno conquista mercado brasileiro

por migracao

fiogf49gjkf0d


Segundo maior produtor do pescado no mundo, Chile registra crescimento do consumo de salmão entre brasileiros da classe média 


Potencializar o consumo de salmão chileno para posicionar a marca Salmón de Chile: este é o principal objetivo da associação criada a partir de uma parceria entre ProChile, órgão responsável por assuntos comerciais do Chile no Brasil, e a indústria de salmão chilena. 


Desde 2012, ano inicial de suas operações, a Salmón de Chile investe em ações de incentivo à salmonicultura, para impulsionar a produção e distribuição do salmão, que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo e, principalmente, no Brasil, terceiro maior importador do salmão do Chile. 


Registrando um crescimento de 72% no mercado brasileiro, com aumento de US$ 282 milhões para US$ 485 milhões, entre 2011 e 2013, o Chile também recebeu uma demanda de exportação crescente do produto, que, no mesmo período avaliado, subiu de 45.470 para 78.950 toneladas. 


Conhecido por suas excelentes condições de clima e solo, o país oferece as características propícias para o cultivo de alta qualidade e em larga escala do salmão. Além de serem consideradas as mais puras e frescas do mundo, suas águas, localizadas ao sul do Pacífico, reúnem níveis de oxigênio, pH e temperatura adequados e altamente vantajosos para a produção. 


Para complementar o essencial papel da natureza e imprimir o selo de qualidade ao seu produto final, a marca segue a profissionalização da indústria, através da implantação de diversas melhorias nas técnicas de cultivo. “Respeitando as etapas do ciclo natural do salmão, a Salmón de Chile acompanha todo o processo de produção, da fertilização à colheita, para levar um resultado de excelência ao consumidor”, explica Melanie Whatermore, gerente da marca. 


Qualidade e versatilidade 


Por seu sabor marcante e uma textura macia, o pescado nunca esteve tão em voga no Brasil, mas junto com estes fatores também podem ser consideradas outras questões relevantes: “O que percebemos é que, atualmente, além de pautar sua escolha na qualidade, o consumidor brasileiro tende a privilegiar alimentos mais saudáveis e versáteis. Em estudos recentes (*), especialistas comprovaram que o salmão cultivado contém Ômega 3, ácido-graxo reconhecido como nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo, capaz de auxiliar, principalmente, na prevenção de complicações cardíacas, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim e a manter os níveis das vitaminas A, B e D em equilíbrio. Com tantos benefícios, o salmão se torna uma escolha completa, e, por isso, tem se tornado cada vez mais presente no cardápio brasileiro”, ressalta Melanie.                                            


Outro fator determinante para este crescimento é a economia brasileira, já que com maior poder de compra, o consumidor passa a valorizar a relação custo-benefício e tende a escolher produtos que aliem preço e qualidade mais altos. 


“A tendência será continuar a priorizar o mercado brasileiro e a Salmón de Chile pretende cumprir este objetivo reforçando a origem e as qualidades nutritivas e gastronômicas do salmão, através de ações promocionais que conversem com este público sedento por qualidade. Com alto consumo de salmão chileno, o mercado brasileiro demonstra forte potencial para continuar este movimento crescente e muito promissor”, conclui Melanie Whatmore. 


Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em  2012, a marca Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A marca tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. Site: http://www.salmondechile.com/pt  / Facebook: Salmón de Chile 


* http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/19/salmao-de-cativeiro-contem-omega-3-dizem-especialistas.htm
 


Divulgação: CH2A comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR