Setor de Fast Food Delivery já gera mais de 3 mil empregos diretos e deve crescer 14,5% nos próximos anos
Levantamento foi realizado pela RIZZO FRANCHISE, empresa de consultoria e pesquisas sobre o mercado de Franchising do Brasil e América Latina
Desde o ano de 2010, mais de 260 estabelecimentos de alimentação entraram para o setor de Alimentação Delivery, devido o aumento da demanda por comodidade e rapidez na alimentação do dia a dia, principalmente das grandes cidades brasileiras. O aumento de faturamento em 3 anos, com 615 unidades (próprias e franquias) atualmente oferecendo este tipo de serviço ultrapassou os R$ 74 milhões, gerando mais de 3 mil empregos diretos. O levantamento foi realizado pela RIZZO FRANCHISE, que há mais de 20 anos realiza pesquisas sobre o mercado de Franchising de toda a América Latina.
Segundo a Rizzo Franchise, a previsão até dezembro deste ano é que o número de estabelecimentos que oferecem serviços de entrega de alimentação chegue a 676 e para os próximos anos, o crescimento deste setor deve chegar a 14,5%. “A maior concentração das empresas franqueadoras do setor de Alimentação Delivery está na cidade de São Paulo (62%), mas devido à forte expansão dessas redes, muitas cidades do interior do país estão sendo contempladas com a instalação de varejos de alimentação exclusivamente Delivery”, explica Marcus Rizzo, proprietário da Rizzo Franchise e autor da pesquisa.
Uma prova desta expansão é a DÍDIO PIZZA – rede de franquias de pizzarias exclusivamente delivery – que após abrir 13 unidades em São Paulo, partiu para a expansão fora do eixo paulistano, em cidades como Jundiaí, Valinhos, São Caetano e, em breve, Campinas. “Ganhamos primeiro força na capital e agora já podemos apostar em levar a marca para cidades mais afastadas”, explica Elídio Biazini, fundador da franquia. “Como trabalhamos a expansão em formato de espiral, conseguimos crescer de forma sólida e manter a qualidade em todos os pontos de venda, além de garantir aos franqueados acompanhamento e reciclagem constante dos treinamentos”, enfatiza Biazini. A Dídio Pizza leva para as cidades mais afastadas da capital o jeito bem paulistano de fazer pizza e 20 anos de experiência no mercado de alimentação, além do modelo internacional de delivery. Para formar mão de obra e atender a própria demanda de pizzaiolos, a empresa oferece cursos gratuitos de formação para pessoas que queiram entrar neste mercado de trabalho. Seu plano de expansão prevê a abertura de mais 10 unidades até o final do ano, a maioria delas na Grande São Paulo e interior do Estado.
Mercado de Alimentação Delivery no Franchising (levantamento da Rizzo Franchise):
Ano Número total de unidades Faturamento Geração de empregos
2010 349 R$ 122 milhões 2.323
2011 409 R$ 175,5 milhões 2.974
2012* 676 R$ 197 milhões 3.456
*Previsão até dezembro
Informações sobre a franquia da Dídio Pizza: www.didio.com.br
Divulgação: Inédita Comunicação estratégica para redes de franquia – Tel.: (11) 5581-5658 / 2276-7112
Cristina Galvão – cristina@ineditasp.com.br / negocios@ineditasp.com.br