Viagens em grupo tem se tornado o meio mais vantajoso de viajar e conhecer novos destinos. A comodidade e a segurança são alguns dos principais aspectos que atraem o público ainda mais para o setor de grupos. Em Gaspar (SC), no Fazzenda Park Hotel, esse crescimento pôde ser sentido ao longo do ano de 2022, quando 42% da ocupação do hotel se deu em virtude das reservas por parte do setor de grupos
“Hoje a ocupação do hotel é dividida entre reservas particulares, constituídas por famílias e grupos geralmente formados pela melhor idade, estudantes, empresas e famílias que procuram agregar valor e unir comodidade aos seus encontros. Isso porque o hotel conta com uma estrutura que procura atender e divertir desde as crianças com nossos recreadores e as atividades propostas a idade deles, quanto aos pais que podem usufruir de toda a estrutura de lazer na certeza de que seus filhos estão se divertindo em segurança. Há 20 anos em contato direto com nosso público, posso dizer que hoje o hotel teve um crescimento expressivo no setor de grupos e isso se deu por todo nosso trabalho e excelência no atendimento a quem busca conhecer e desfrutar do melhor Hotel Fazzenda do Brasil. A dedicação de todos os nossos colaboradores é o que nos torna o destaque que somos hoje”, explica Helton Tambosi, coordenador de reservas do resort.
Esses grupos são normalmente atendidos por agências de viagens ou podem ser organizados por um coordenador – como no caso de grupos da melhor idade e empresas. O campo de viagens estudantis fica a cargo de agências de viagens especializadas nesse setor. Esse método torna mais fácil tanto a compra quanto a venda, já que apenas uma pessoa fica responsável pela logística de compra das diárias de todos os hóspedes.
Com o aumento da procura pelas reservas em grupo, o hotel criou um setor exclusivo para esta modalidade de reservas. “Hoje é o setor de grupos que direciona a ocupação do hotel em sua totalidade, é ele que garante parte da fatia em nosso mapa de ocupação, assim concentramos as vendas iniciais para lançamento de datas e novos pacotes criados pelo hotel. Nosso time de vendas no setor de grupos é composto por 4 atendentes, três vendedores e um administrativo, que além de prestar o atendimento inicial, desde o momento da cotação e reserva, também acompanha o coordenador do grupo até o momento da chegada no hotel, visando sempre acomodar a todos com respeito e carinho”, complementa Helton.
Atendemos grupos de todo o país, mas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo estão entre os que mais se destacam, seguidos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Helton conta que esse aumento nas viagens em grupo é consequência do pós-pandemia, isso porque após o período de isolamento as pessoas começaram a buscar mais a priorização do lazer, principalmente em grupos. “Quando a pandemia abrandou, percebemos esse desejo geral nas pessoas em sair, passear e se dar o direito de curtir mais. E foi isso que expandiu nosso setor”.
Finalização e expectativas
O ano foi bem movimentado para o Fazzenda. Entre viagens particulares e em grupos, o resort bateu diversos recordes de ocupação. No último dia 17 de novembro, o hotel recebeu 1.200 pessoas, número que foi visto pela última vez apenas em 2019, antes da pandemia. O final de ano é um período movimentado no setor hoteleiro, muitas escolas realizam viagens de formatura com os alunos, empresas buscam por lugares que agregam lazer, alimentação e diversão para os colaboradores, para assim realizarem seus encerramentos. Consequentemente, o setor continua a se desenvolver e crescer.
Para o ano que vem, as expectativas são de crescimento ainda maior. “Para 2023 a nossa perspectiva é termos um crescimento médio de 5% a 10% com relação a 2022. Já temos diversas reservas para o próximo ano e estamos na construção de uma ocupação ainda maior”, finaliza Helton.