setor do vinho pós-pandemia: Wine South America reúne entidades internacionais para discutir panorama no Brasil

A Wine South America deu início às ações que antecipam sua terceira edição presencial, confirmada para 21 a 23 de setembro de 2022. Considerada a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, a WSA reuniu entidades internacionais para discutirem o setor do vinho no Brasil no pós-pandemia.

O webnar ‘Wine to Brasil’ recebeu representantes de associações e vinícolas de Portugal, Itália, Argentina e Chile, além de produtores e importadores brasileiros. Diego Bertolini, consultor de mercado e cofundador da EducaVinhos, mediou o encontro.

Durante o evento, foram apresentados pela primeira vez os números do setor referentes a 2021, destacando as principais origens consumidas no Brasil. As informações foram fornecidas por Felipe Galtaroça, da Ideal BI Consulting.

Diego Bertolini destaca que os dados indicam que mesmo com as incertezas no mercado nos últimos dois anos, tanto importadores como produtores internacionais e nacionais estão otimistas em relação a este ano, com o consumo regular mais alto e a retorno das atividades proporcionado pela diminuição das restrições causadas pelo coronavírus.

 

Descentralização do consumo

Para falar sobre as perspectivas do mercado brasileiro pós-pandêmico a partir do olhar do mercado internacional, foram convidados Domingos Meirelles (representando Wines of Portugal), Ronaldo Padovani (Italian Trade Agency), Vicenzo Protti (Gio Wine – Itália), Carolina Tonnelier (Wines of Argentina), Juan Pelecq (Grupo Peñaflor – Argentina) e Angelica Valenzuela (Wines of Chile).

Daniel Panizzi (União Brasileira de Vitivinicultura), Jones Valduga (Domno do Brasil), João Palinha e Henry Araújo (Importadora Qualimpor), e Amanda Camilotti (Importadora Mosto Flor), trouxeram um panorama das importações no País, produção e previsões de consumo.

Este ano, um dos focos da Wines of Chile será expandir as ações para outras cidades, saindo do eixo Rio-São Paulo. “O consumidor está em todo lugar”, resumiu Angelica Valenzuela. Já Domingos Meirelles reforçou que Portugal vem “alargando as fronteiras” desde 2020, e em 2022 o país também vai ampliar as atividades em outras regiões do Brasil.

A representante da Wine of Argentina, Carolina Tonnelier, pontuou a importância dos e-commerces, que melhoraram a distribuição do vinho no Brasil e possibilitaram que a bebida chegasse a mais pessoas, “fazendo aumentar o consumo”. Ronaldo Padovani também destacou o protagonismo deste canal de vendasadiantando que em 2022 uma das estratégias da Itália e ampliar a presença de seus vinhos em lojas online especializadas.

Consumo foi o grande destaque da fala de Daniel Panizzi: “O vinho foi a bebida da pandemia, é uma bebida aconchegante. Esse momento de adversidade abriu as portas para o novo consumidor”. Ele frisou, ainda, que o reflexo desse comportamento está nos números: “há anos o consumo no Brasil era de quase 2 litros per capita e em 2021 subimos para 2,7 litros”.

“Até a data da feira vamos promover outros encontros para refletir e discutir o cenário do vinho no Brasil e no mundo, proporcionando oportunidades como esta a profissionais do setor, que tiveram e terão acesso a informações atualizadas vindas das fontes mais confiáveis”, resume Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

A Wine South America é exclusiva para profissionais do setor e já se estabeleceu como o principal encontro de negócios da indústria do vinho no Brasil. Todos os detalhes do evento estão no site oficial: www.winesa.com.br.

 

Wine South America
21 a 23 de setembro de 2022
Das 14 às 21 horas (acesso até as 20 horas)
Fundaparque – Al. Fenavinho, 481 – Bento Gonçalves (RS) – CEP: 95703-364
www.winesa.com.br | @winesouthamerica

Divulgação: CH2A Comunicação

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