SOS Cozinha alerta para os perigos da intoxicação alimentar
Verão e férias são uma combinação tentadora para que aconteçam os abusos na alimentação
Quem não gosta de passar o dia na praia, com os pés na areia, num relax total à espera do bronzeado? E ainda beliscar aquelas delícias perigosas que circulam no litoral todo? Camarãozinho frito, milho cozido, queijo coalho, sanduíche natural (que levam maionese, ovo cozido…), biscoitos de polvilho e outros salgados que os ambulantes levam prá vender?
E ai tem a cervejinha, a raspadinha, os refrigerantes, os sucos industrializados, etc…..
Quem tem bom senso sabe que os alimentos mal acondicionados ou manipulados sem o cuidado necessário podem trazer doenças que só servem para estragar a temporada de lazer. Além de engordar, claro…
Mas calma lá, não queremos ser estraga-prazeres…. sempre dá prá curtir sem exagerar nas guloseimas e bebidas.A cervejinha gelada é uma delicia no calor…mas você sabia que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta a fome? Daí, todo cuidado é pouco porque vem a desidratação do corpo e, com sol forte, uma insolação. O ideal é procurar tomar muita água, intercalar com as outras bebidas.
É importante saber que existem quantidades indicadas para consumo de bebida alcoólica : como exemplo, com a cerveja, para mulheres, são 290ml (240 ml tem 101 kcal), ou seja, uma lata. Para os homens, são duas latinhas ou 580 ml. Ah, e nõ se pode esquecer de observar as latas…nada de amassados ou sinal de ferrugem na tampa. Limpar antes de tomar é recomendável sempre. Não custa passar uma água corrente ou um pano limpo.
Para quem não sabe, é importante insistir: Refeições à base de ovo exigem cuidados pois são uma fonte em potencial para a transmissão da Salmonella Enteritidis, bactéria responsável por 50% dos casos de gastroenterites. Nada de ovos crus e mal cozidos !
Já as tortas e salgados precisam ser bem assados porque se a temperatura não atingir o recheio ele pode alojar a bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, doença perigosa.
DICAS IMPORTANTES
* Mesmo na praia, mãos lavadas em água doce e corrente é sempre bom.
* Escolher bem o que vai comer na praia. Procure avaliar a qualidade dos alimentos, a procedência e a elaboração. De repente você já tem aquele seu fornecedor de pastel de forno feito no capricho…..
* Não consumir alimentos de procedência clandestina ou desconhecida
* Mesmo os lanches feitos pela mamãe necessitam de acondicionamento refrigerado. Sanduíches que contenham proteínas (queijos, carnes, ovos), ou salgadinhos (coxinhas, pastéis etc).
* Sucos, frutas, yogurte e leite para mamadeiras também.
* Lavar latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água e sabão
* Cuidado com água do mar contaminada, as bactérias estão da areia à água salgada.
Sobre a SOS COZINHA
A SOS Cozinha, fundada há 19 anos, foi pioneira em Segurança Alimentar no Estado de São Paulo. Seu objetivo é adequar cozinhas profissionais aos padrões de qualidade vigentes. São três sócios, uma equipe de 16 consultores atuantes que atuam de forma personalizada de forma a suprir as necessidades diferenciadas de cada estabelecimento, e atender às expectativas de seus mais de 100 clientes.
Mais informações : WWW.soscozinha.com.br
Divulgação: ANALU OLIVEIRA – Tel.: (0xx11) 9359-0007 – aloanalu@uol.com.br