Tomates fresquinhos e mais baratos
Com o preço do tomate em alta – o alimento foi o vilão da inflação de julho segundo indicadores de preços – atomatados enlatados são uma ótima solução
Os tomates enlatados, seja pelado, extrato ou molho, são uma alternativa segura e nutritiva para quem quiser preparar receitas com o alimento e pagar menos. Uma lata de atomatado de 340g, por exemplo, tem cerca de dez tomates e custa em torno de R$ 2,30.
“Os tomates enlatados dispensam o uso de conservantes químicos e sua durabilidade é mais longa até mesmo se comparados a produtos in natura. As embalagens de aço para atomatados proporcionam muito mais saúde aos consumidores já que preservam as propriedades antioxidantes do tomate”, diz, Thais Fagury, engenheira de alimentos e gerente executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semana (IPC-S) de julho, apurado pela FGV, o tomate subiu 67,25%. No índice de Preços por Atacado (IPA) da FGV, a cotação do tomate subiu 93,12%, a maior variação mensal para esse produto desde que o real entrou em circulação, em julho de 1994.
Como a lata protege o alimento da ação da luz, a vitamina C do tomate é preservada. O alimento é a fonte mais rica de licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.
E também há a capacidade de ter uma duração maior para consumo, ou seja, um maior shelf life. “Essa é uma das principais vantagens do alimento enlatado”, conta Thais. “A embalagem de aço é hermética, não permite a passagem de oxigênio, não rasga, possui um película protetora elástica e moldável, o que significa que mesmo quando amassadas, as latas continuam aptas para o consumo. A lata de aço possibilita uma vida de prateleira maior e melhor ao produto”, complementa.
Sobre a ABEAÇO
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apoia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.
Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.
Divulgação: Press à Porter Gestão de Imagem
Patricia Artico – patricia@pressaporter.com.br
Raquel Ferreira – raquel@pressaporter.com.br
Telefone: (11) 3813-1344 ramal 36/32