Toshio Tanahashi vem ao Brasil para dois exclusivos jantares no Restaurante Kinu
Nos dias 23 e 24 de março, o chef budista apresenta aos brasileiros sua culinária vegetariana, a Shôjin Ryori
O chef budista Toshio Tanahashi, expoente da culinária vegetariana do “Shôjin Ryori”, praticada nos mosteiros japoneses, desembarca no Brasil trazendo consigo todos os valores da cultura budista e da busca pessoal. Nos dias 23 e 24 de março, o chef Kazuo Harada, titular do restaurante Kinu, receberá Toshio Tanahashi para dois jantares especiais. Às 20 horas, antes do jantar, o chefe fará um “soba uchi”, demonstração da preparação do macarrão japonês. Os convidados ficarão em pé em frente à bancada da cozinha para assistir a preparação do macarrão soba, feito na hora, e que fará parte de um dos sete pratos do menu. O Grand Hyatt São Paulo é um dos apoiadores da segunda visita do chef ao Brasil. O hotel valoriza o intercâmbio cultural e traz, durante todo o ano, aclamados chefs de diversos lugares do mundo para oferecer verdadeiras experiências gastronômicas aos seus clientes e hóspedes.
A culinária de base budista de Toshio Tanahashi, ou “culinária de devoção”, como ele mesmo define a Shôjin Ryori, segue os ensinamentos descritos no Tenzo Kyokun, livro sagrado do zen-budismo, escrito no século 13. Ela não utiliza produtos de origem animal, carnes ou peixes e faz uso somente de produtos naturais sem agrotóxicos ou fertilizantes, em sintonia com a vegetariana. Tanahashi tira o melhor sabor de cada produto e medita enquanto realiza suas técnicas. O tofu feito de gergelim é um dos produtos especiais do chef que fez sucesso durante a sua primeira vinda ao Brasil. Ele esteve em São Paulo no primeiro trimestre de 2010 para pesquisas, um jantar demonstração e para dar início às atividades da Comissão de Gastronomia Japonesa, presidida pelo chef Shin Koike. A comissão visa disseminar a boa técnica da culinária japonesa no Brasil.
Esses exclusivos jantares oferecem aos brasileiros a oportunidade de desfrutar da nova tendência gastronômica no mundo, a culinária macrobiótica. No mundo todo, as pessoas estão em busca de uma alimentação mais saudável. Segundo Toshio, sua culinária vai além do vegetarianismo, pois ela está enraizada na filosofia Zen. Na Shôjin Ryori, cozinhar é a meditação que purifica corpo e alma por meio da força dos vegetais.
Confira o menu exclusivo do Chef Toshio para estas duas noites de festival:
Entrada
Tofu de gergelim e amido de kuzu servido com wasabi e shoyu
Ensopado
Sopa transparente com tempurá de figo e aspargos verdes, Biscoito de raiz lótus e quiabo
Arroz
Risoto de tomate com milho verde grelhado temperado com frutas e miso
Ae-Mono
Legumes e frutas da época temperados com molho verde especial.
Frito
Três Cores de Croquete
[Abóbora japonesa, batata e batata doce roxa]
Macarrão
Macarrão japonês [Soba] Moda [Bukkake]
Sobremesa
Kanten [Gelatina Japonesa] de frutas com creme de tofu
Kinu – www.kinu.com.br
Hotel Grand Hyatt São Paulo – Avenida das Nações Unidas, 13.301, Brooklyn, São Paulo
Data: – 23 e 24 de março, a partir das 20 horas
R$ 135: menu, por pessoa, incluso bebidas não alcoólicas
Associados Club at the Hyatt tem 15% de desconto.
Informações e reservas: (11) 2838-3208
Sobre o Grand Hyatt São Paulo
O Grand Hyatt São Paulo é o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. Ele foi construído com um novo conceito em design, com três áreas distintas e entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos. O hotel conta com 470 apartamentos, 34 suítes, um restaurante de cozinha francesa contemporânea (Eau French Grill), um restaurante de cozinha japonesa (Kinu), um restaurante de cozinha italiana (Grand Caffé), um bar com terraço (Upstairs Bar), uma adega (Wine Library), uma área de eventos (dois salões com capacidade para até 1.400 pessoas, dez salas de reunião e completa Infraestrutura tecnológica) e um spa urbano (Amanary).
Divulgação: