TSELEPOS WINE – Vinhos gregos premiados serão lançados na feira com exclusividade

Premiado com 97 pontos com selo Platinum Decanter Awrards 2021 – Crédito/Foto: Divulgação

Importadora especializada em vinhos gregos lançará na feira rótulos produzidos na ilha de Santorini e na península do Peloponeso

Com sede em Florianópolis, a importadora Monte Dictis, especializada em vinhos e alimentos gregos, estará presente na Anufood 2022, Feira Internacional Exclusiva de Alimentos e Bebidas, de 12 a 14 de abril, no São Paulo Expo.

Entre os destaques da importadora estão os vinhos produzidos na ilha de Santorini e na região de Nemea, na península do Peloponeso. De Nemea, da vinícola Driopi do grupo Tselepos Wine, será apresentado ao mercado brasileiro o premiado rótulo Ktima Driopi Reserve 2017, que recebeu o selo Platinum com 97 pontos pela Decanter Awards 2021.

Este vinho é produzido 100% com a uva autóctone Agiorgitiko a uma altitude de 380 m em solo predominantemente argiloso calcário e semi montanhoso com vinificação clássica com longo período de maceração de 25 dias em temperatura controlada. O envelhecimento dura 12 meses em carvalho francês (70% novo e 30% no segundo ano de barris usados) e mais seis meses em garrafa. Todo esse procedimento resulta em vinho tinto encorpado com aromas abundantes de frutas vermelhas, notas de eucalipto e pimenta verde. Carnudo e rico na boca, macio com taninos maduros e aveludados.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Da ensolarada e famosa ilha Santorini vem os vinhos da vinícola Canava Chrissou – Tselepos. Os premiados rótulos Santorini, Laoudia-Santorini e Nykteri serão os lançamentos exclusivos da importadora Monte Dictis durante a AnuFood Brazil.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

O vinho Santorini é produzido com a uva 100 % Assyrtiko na região de Pyrgos (região montanhosa bastante conhecida pela produção desta casta), em solo arenoso, poroso e rico em pedra-pomes e cinzas vulcânicas. É um vinho com características autenticas da varietal, de corpo brilhante e de cor amarela com discreto aroma de frutas cítricas e sais minerais, possui corpo bem estruturado mantendo na boca sabores intensos por um longo tempo. E recebeu a pontuação de 93 pontos por Mark Suqires.

O Laoudia- Santorini é produzido na região da Laoudia, próximo ao mar nas encostas de Pyrgos, também em solo arenoso, poroso e rico em pedra-pomes e cinzas vulcânicas. É um vinho que expressa bem as típicas características da variedade local com intenso terroir. No nariz traz multicamadas com aromas distintos de frutas cítricas maduras e, às vezes, a doçura de fragrâncias florais e orvalho de ervas e na boca é equilibrado, com excelente estrutura. A safra de 2018 foi pontuada pela Decanter Award Best in Show com 97 pontos e a safra 2019 com 92 pontos pela Robert Parker Wine Advocate by Mark Squires.

E o vinho Nykteri é produzido nas encostadas do sudoeste de Pyrgos com vinhas centenárias plantadas em terraços tradicionalmente na forma de cestas e em solo arenoso, poroso e rico em pedra-pomes e cinzas vulcânicas. Resultando em um vinho de intensidade única, combinando vinificação tradicional com uma abordagem mais inovadora. Possui características de aromas em multicamadas de frutas cítricas maduras, caramelizadas e de caroço, favos de mel, nozes torrados e notas de baunilha. Com sabor exuberante e rico na boca e é um vinho gastronômico devido a sua complexidade com grande potencial de envelhecimento. Caráter autêntico e rico da variedade e também terroir. As safras 2018 e 2019 foram premiadas respectivamente com as pontuações 94p Robert Parker Wine Advocate by Mark Squires e  MUNDUS VINI, Best of Show Greece White.

 

Sobre as vinícolas – Grupo Tselepos

 

Vinícola Driopi / Tselepos – Nemea Peloponeso

O enólogo Yannis Tselepos, trazendo sua experiência de 30 anos de seu envolvimento com Moschofilero, na região de Mantienia, completou suas pesquisas nas vinícolas do Peloponeso, escolhendo a uva Agioregitiko para seus vinhos tintos.

Assim, em 2003 comprou uma vinha com 85 hectares e com 50 anos de idade na região de Koutsi Nemea, a uma altitude de380 m, que batizou de Driopi Estate. Essa região foi escolhida pela sua capacidade de produzir vinhos da casta agiorgitiko de elevados padrões e grande envelhecimento. São vinhos caracterizados por cor intensa, frutado, sabor aveludado e latos índices de polifenóis e taninos.

 

Vinícola Canava Chrissu /Tselepos: Localizada na ilha de Santorini, essa vinícola é fruto da cooperação entre Yannis Tselepos, proprietário da propriedade homônima em Arcádia e a família Chrissou de Santorini. A força motriz por trás deste empreendimento foi a busca incessante de Yiannis Tselepos por novos desafios em relação à sua atividade vinícola e a visão da família Chrissou de reviver a antiga Canava e utilizar seus vinhedos de propriedade privada. Esses esforços tem o objetivo de otimizar a qualidade da fruta produzida, uma vez que o projeto visa a entrega de vinhos de alta qualidade e valor agregado, que as condições particulares e o potencial de Santorini favorecem.

 

Sobre a Importadora Monte Dictis

A Monte Dictis com sede em Florianópolis desde 2018 foi fundada pelo empresário grego Georges Karakaxis. A importadora dedica-se a oferecer o melhor da Grécia trazendo para o Brasil produtos gregos de qualidade como vinhos, azeites extra virgem e iguarias.

Até fundar a importadora no Brasil, Georges Karakaxis percorreu um longo caminho. Apaixonado por comida de qualidade e gourmet, fez pesquisas intensas e transformou sua paixão e trabalho em um negócio em expansão. Percebeu um nicho no mercado brasileiro e, assim criou sua importadora especializada em produtos alimentícios gregos, especialmente os vinhos gregos, apresentando rótulos desconhecidos no mercado nacional com o objetivo de os brasileiros passarem a apreciar vinhos produzidos por uvas que são encontradas na Grécia e, em regiões específicas como; Assyrtiko, Agiorgitiko e Xinomavro.

 

Monte Dictis – AnuFood Brazil – Stand D500 – Expo São Paulo
De 12 a 14 de abril de 2022 – das 10 às 19h
Monte Dictis Importadora _Rua Emilio Blum 131, Torre B, Sala 708, Conjunto 03, Centro, Florianópolis – SC – Telefone +55 48 3036-1430 / +55 11 995432087 | www.montedictis.com | @montedictis_

Divulgação: A3 Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR