Pioneiro no ramo de Dark KItchens, ATW Delivery Brands aposta em mercado autônomo para funcionários
Quantas vezes, na correria do dia a dia, você já buscou um tempinho na hora do almoço para fazer aquelas comprinhas de itens básicos que estão faltando em casa? Ou mesmo após o expediente, já cansado e contando os minutos para chegar em casa?
Pensando em facilitar a vida dos funcionários e ajudando a evitar aglomerações em supermercados, empresas têm se rendido ao mercado autônomo – sem filas, sem funcionários e sem precisar lidar com dinheiro em nota ou mesmo cartão. Nesse modelo, o consumidor é quem cuida de todos os processos de compra, escolhendo os produtos e realizando o pagamento por meio de um aplicativo.
Na sede do ATW Delivery Brands, maior holding de Dark Kitchens do mundo, a experiência tem sido um sucesso. O grupo fechou parceria com a Market4u, e agora os colaboradores contam com um mercado autônomo com cerca de 500 itens de alimentação, limpeza e bebidas com preços equivalentes aos dos supermercados, funcionando 24 horas por dia e com pagamentos feitos via aplicativo (app).
A iniciativa traz comodidade, sem cobrar a mais pela conveniência, permitindo que os empregados façam compras dentro do próprio local de trabalho, seja para comer ali mesmo na hora do lanche, seja para levar os itens que estão precisando em casa, ganhando tempo por não precisarem ir ao supermercado, que nem sempre está tão próximo, e sem ter que enfrentar filas para o pagamento.
São biscoitos, salgadinhos, pães, queijo, presunto, cereais, barrinhas de cereais, sucos, leites, cappuccino, cafés, refrigerantes, entre outros itens. E não se limita somente a itens alimentícios, mas também itens de higiene, limpeza em geral e até fraldas e alicate de unha.
“Nossa ideia inserindo o mercado autônomo no ATW Delivery Brands é eliminar todos os atritos na jornada de compras. Muitas pessoas não têm a chance de fazer compras via aplicativo de mercados para entregar na residência, pois nem sempre o horário de entrega bate com sua rotina de trabalho. Além de oferecermos a possibilidade de fazer pequenos lanches durante o expediente, semnecessidade de deslocamento. Nosso funcionário terá mais qualidade de vida, não precisa enfrentar filas, por exemplo, e realizar suas compras e pagamentos de forma independente. Ele não precisa se deslocar, pegar carrinho, trânsito” – conta Rafael Matos, sócio fundador do grupo.
A reposição é inteligente: à medida que o mercado realiza vendas, são registrados os itens mais procurados especificamente naquele mercado, os quais passam a ser priorizados nas reposições.
“Acreditamos que, por também sermos um negócio disruptivo, as culturas das empresas terão total aderência. Esperamos gerar benefícios para os empregados, proporcionando a eles a comodidade e a facilidade de ter um mercado ao lado disponível 24 horas por dia” – conta Roberto Prado, sócio da Market4u.
Sobre o ATW Delivery Brands
Criado em 2017, o ATW Delivery Brands é uma rede de marcas de entrega de comida produzida em cozinhas sem lojas, as chamadas dark kitchens. As dark kitchens concentram suas atividades na operação, ou seja, na cozinha e no delivery, eliminando custos com a área do salão. O grupo conta com duas vertentes de marcas: O trio de lanches, com as marcas Number One Chicken, Julius Doggs e Gringo Wing’s; e o trio almoço, com as marcas recém inauguradas O Que Comer, Fernando?, Uma Yá, de culinária oriental e Arroz&Feijão: Comida Brasileira. O ATW Delivery Brands tem 336 franquias, sendo 330 no Brasil, 5 em Portugal e 1 no México. Dessas, 201 estão em funcionamento e 135 em fase de implementação. Em 2020, a empresa faturou 48 milhões de reais.