União de empresários do turismo cria caso de sucesso em Tiradentes

por migracao

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Grupo formado por empresariado local desenvolve projeto de promoção turística da cidade histórica


Há dois anos, cerca de 20 empresários do município mineiro de Tiradentes criaram um grupo com o objetivo de fortalecer a divulgação e a promoção turística da cidade. Os impactos do projeto “Tiradentes Mais” foram tão relevantes que a iniciativa se tornou exemplo brasileiro de inovação em turismo. Esse e outros dez casos de sucesso foram selecionados para compor a publicação Boas Práticas no Turismo, lançada na terça-feira (16), em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.


O grupo reúne hotéis e pousadas, restaurantes, lojas e atrações turísticas que tem a proposta de oferecer produtos requintados, diferenciados e com atendimento personalizado, sempre de forma integrada aos aspectos culturais da cidade. Localizado a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte, o município é considerado uma das cidades históricas brasileiras com maior acervo preservado.


A união de empresários se transformou em uma espécie de associação empresarial, em que cada membro contribui com uma quantia mensal para ser investido na promoção turística do município. De acordo com os integrantes do grupo, o projeto contribuiu para o crescimento aproximado de 50% do faturamento bruto da cidade. Este ano, o “Tiradentes Mais” foi responsável pela inauguração de um centro de atendimento ao turista no centro histórico da cidade.


Além disso, o grupo vem garantindo a visibilidade do destino com anúncios e campanhas em publicações nacionais, além de organizar famtours com jornalistas e ter criado uma logomarca única, um site (www.tiradentesmais.com.br) e uma fanpage promocional (www.facebook.com/TiradentesMais).


O destaque em inovação foi mapeado em pesquisa do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do MTur, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. O trabalho de campo foi feito entre março e junho deste ano. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.



Fonte: Ascom

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