Vale do Luar – Chenin Blanc Cattacini 2013

por migracao

fiogf49gjkf0d


O Loire e o São Francisco, separados por um oceano, são dois rios que apresentam características semelhantes.


No território francês o Loire cria as condições indispensáveis para estabelecer a região vinícola do Vale do Loire enquanto que por aqui o Velho Chico nos abençoa com o Vale do São Francisco, um oásis onde a viticultura prospera.


Entre as variedades cultivadas no Vale do Loire a emblemática Chenin Blanc se encontra perfeitamente adaptada ao sertão nordestino.


Val de Loire, como os franceses a chamam, é de onde vêm os mais marcantes e versáteis vinhos produzidos com esta variedade em terras gaulesas. Já em plena caatinga também é desenvolvido um vinho surpreendente com esta casta, o Vale do Luar.


Com clima quente e seco e uma pluviosidade bem reduzida, a terra dos Mandacarus, dos jegues e da carne de bode, propicia uma quebra de paradigma no mundo vitícola com duas colheitas ao ano, sendo uma no inverno e a outra no verão.


Para a vinificação do Vale do Luar foi escolhida a colheita de inverno, pois mesmo nesta latitude encontramos nesta época do ano maiores amplitudes térmicas, alta nebulosidade, noites frescas e dias mais temperados, condições ideias para a produção de vinhos mais perfumados, elegantes e com frescor.


Trata-se de um vinho leve, com baixo teor alcoólico de 12,2%vol e apresenta coloração amarelo palha com nuance dourada. No nariz é franco, frutado e floral, com toques de baunilha e especiarias: um vinho delicado, sutil e elegante.


Na boca é seco, apresenta volume de boca, médio corpo, acidez perceptível e persistente. Percebe-se a perfeita integração entre fruta e madeira. Demonstra bom equilíbrio entre o aspecto olfativo e gustativo, além de versátil em termos de harmonização.


A Chenin Blanc é uma variedade muito pouco plantada no Brasil e os vinhedos existentes destinam suas uvas para a produção de espumantes. Até pouco tempo dois vinhos eram produzidos no país apenas com esta casta, mas foram descontinuados. O Vale do Luar passa a ser o único, mais uma singularidade deste exclusivo vinho, oitavo a integrar o portfólio Cattacini e que acaba de chegar ao mercado.


Fonte: Canal Cattacini

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR