A histórica cidade mineira de Tiradentes receberá a 18ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira – Edição Inconfidentes, nos dias 7 e 8 de dezembro, no Santíssimo Resort.
O evento será promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com o apoio da Fecomércio-MG, Sesc, Senac, Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes e a Associação Empresarial de Tiradentes – Asset.
A expectativa do Encontro da Hotelaria é de reunir profissionais dos setores de hotelaria, gastronomia, alimentação e turismo da região. Nesta edição, os participantes contarão com uma programação de workshops, palestras e outras atividades sobre o mercado. O evento também promoverá o lançamento de produtos e serviços e ainda possibilitará a geração de negócios e relacionamentos comerciais.
O Encontro de Hotelaria já foi realizado em várias cidades mineiras, como Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Ouro Preto, Juiz de Fora, Montes Claros, Capitólio, Governador Valadares, Uberlândia, Monte Verde e Confins.
As inscrições são gratuitas para os empresários, profissionais e estudantes do setor e podem ser feitas pelo site: www.encontrohotel.com.br
PROGRAMAÇÃO:
Dia 07 de dezembro
PALESTRAS
9h – Solenidade de abertura
9h30 – Tema: Resorts – Matriz de Classificação, Segmentação e Tendências
Palestrante: Ricardo Domingues – Diretor-Executivo da Associação Brasileira de Resorts – membro do Conselho Nacional do Turismo, é executivo do mercado de hospitalidade, educação, tecnologia de informação e inteligência de mercado.
11h – Tema: Construindo uma Carreira na Hotelaria – de estagiário a gerente-geral
Palestrante: Acácio Pinto – Diretor de Operações Vert Hotéis – formado em administração de empresa com MBG em planejamento estratégico, trabalhou em empresas do setor como Rede Othon, Rede Meliá, Rede Royal, Rede Accor e Ouro Minas Palace Hotel
14h – Tema: Hotel Independente – Padronização Operacional e Posicionamento Mercadológico
Palestrante: Alisson Martins – Gerente Nacional de Vendas Ouro Minas Palace Hotel – formado pela PUC Minas em Controladoria com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV
15h – Tema: Capacitação e qualificação profissional, um diferencial competitivo
Palestrante: Gustavo Guimarães – Diretor Regional Senac-MG – mestre em Educação pela Puc Campinas com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e graduação em Psicologia pelo Centro Unisal de São Paulo
16h – Tema: Tendências e Indicadores Econômicos de Viagens e Eventos Corporativos
Palestrante: Marcus Nunes – Diretor de Marketing e Vendas Holiday Inn Belo Horizonte – formado em hotelaria pela Escola de Hotelaria do Centro Europeu de Curitiba e em Marketing pela UNA BH
17h – Tema: Incremente suas Vendas Diretas em Canais Eletrônicos e Programas de Fidelização
Palestrante: Thiago Fonseca – Gerente Regional de Vendas do Grupo Mobile – formação acadêmica no Cefet-MG, PUC MG e Fundação Dom Cabral e com atuação sempre na área comercial
18h – Painel: Gastronomia – Uma Receita para o Desenvolvimento do Turismo
Palestrantes: Chefs Edson Puiati e Flavio Trombino e convidados
WORKSHOPS
13h às 15h – Etiqueta e Qualificação Profissional para o Setor de Hotelaria com Leila de Assis Cobuci – Professora da Faculdade Senac em Minas
14h – Fotografia Criativa na Gastronomia e Hotelaria com Nélio Rodrigues – Fotógrafo e Editor de fotografia
15h – Gestão Estratégica de Custos na Hotelaria com Marco Túlio Quina – Diretor da Real Hotelaria Consultoria, Gestão e Projetos
16h – Tendências e Inovação na Governança Hoteleira com Maria José Dantas – Presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – ABG Nacional
16h às 18h – Turismo Inclusivo: Novas Possibilidade com Igor Russi Dequech – Orientador de Curso do Senac em Minas
17h – Eventos Sociais – Oportunidades e Tendências com Claudio Cavalcanti
– Cerimonialista e Produtora de Eventos
Dia 8 de dezembro
WORKSHOP
10h às 12h – Cinco Sentidos na Hotelaria: Turismo de Experiência com Daniela Quintana – Orientadora de Curso do Senac em Minas
Conteúdo: Conceito – Turismo de Experiência; Implantação do Conceito de Experiência; O Desejo do Cliente; Os Cinco Sentidos na Hotelaria e Vivências Práticas do Dia a Dia.