Villa Roberti: O clássico e o moderno da cozinha italiana em um ambiente único

por migracao

fiogf49gjkf0d

Inaugurado em dezembro de 2011, o restaurante Villa Roberti oferece o melhor da alta gastronomia, clássica e moderna, de todas as regiões da Itália, em um ambiente elegante, incorporado a um projeto inovador que exalta a beleza da arquitetura e design italiano com um toque familiar, típico dos Ristorantes.  


O restaurante, idealizado pelos sócios Gilvanya, Giselle, Daniel, Giselda Roberti, é uma homenagem ao bisavô Nicola Roberti, que emigrou de Sassano, na Província de Salermo na Itália, para o Brasil, no final do século XIX. Com a tradição da boa mesa no sangue herdada por gerações na família Roberti, os irmãos sempre conviveram próximo ao universo culinário, com avós donos de confeitarias e padarias e com a mãe que sempre fazia pães, bolos e receitas típicas italianas.
 
“A boa mesa sempre foi tradicional em nossa família e o Villa Roberti é uma continuidade desta tradição. Queremos oferecer o melhor da gastronomia italiana em um ambiente único, onde podemos mimar os nossos clientes e atendê-los com o máximo de atenção. Cuidamos do nosso cliente de forma especial, em detalhes como oferecer guardanapos pretos aos que vestem trajes escuros para proteger de pelos, encapar os guarda-chuvas nos dias chuvosos, oferecer mantas e aquecimento no Jardim nas noites frias. Todos os mínimos detalhes do restaurante foram pensados com muito carinho e planejados para o cliente ter uma experiência inesquecível durante a refeição”, revela a proprietária Gilvanya Roberti.


 
Villa Roberti – O clássico e o moderno da cozinha italiana em um ambiente único em Belo Horizonte (MG)


Com padrão de atendimento e serviço internacional, o Villa Roberti preza pela altíssima qualidade de todos os ingredientes servidos na casa, a começar pela produção artesanal de todas as pastas (lisas e recheadas) e dos diversos tipos pães, que são feitos diariamente na forneria e rotisseria do restaurante.
 
Em conjunto com a sócia Gilvanya Roberti, responsável pelo conceito da casa, o cardápio do Villa Roberti foi elaborado pelo chef Lucas Del Peloso que é responsável pelo comando de uma equipe de 30 profissionais na cozinha. Já no salão é o maître Geraldo Lima quem coordena com habilidade os garçons e o alto padrão de atendimento. Na moderna adega climatizada do Villa Roberti, onde repousam 2000 garrafas, de 230 diferentes rótulos, é o sommelier Renato Costa que recepciona os clientes e orienta na escolha dos vinhos originários da Itália, França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Alemanha e Brasil.
 
A Itália clássica e moderna na mesa
O menu do Villa Roberti, criado pelo chef Lucas Del Peloso, conta com antepastos, saladas, risotos, pastas frescas e carnes nobres grelhadas, tudo muito bem temperado, com ervas, queijos e outros produtos tipicamente italianos. Peloso é graduado em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá e foi reconhecido em 2013, como profissional da gastronomia italiana, pela Delegazione Brasile da Federazione Italiana Cuochi.
 
Premiações
Inaugurado em dezembro de 2011, em menos de um ano o Villa Roberti se tornou referência em cozinha para visitas técnicas de estudantes de gastronomia de conceituadas escolas de Belo Horizonte. Em 2012, conquistou o prêmio de Restaurante Revelação das revistas Veja Comer & Beber e da Encontro Gastrô, publicações de Belo Horizonte (MG). Em 2013, foi finalista em prêmio publicitário Prêmio Abril de Publicidade 2013/Especial Veja BH, com um de seus anúncios criados pela Esplêndida Comunicação que tem a artista plástica Sandra Motta na criação. Também em 2013, o Villa Roberti, se classificou na Revista Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade como o 2º melhor restaurante italiano de BH, o 2º melhor sommelier de BH (Renato Costa), o 3º melhor restaurante de BH e o 3º melhor maître de BH (Geraldo Lima). O restaurante conta hoje com 60 funcionários. Por mês, são cerca de 4.000 clientes.
 
Arquitetura e design. A beleza italiana no projeto da casa
A estrutura do Villa Roberti contempla um amplo salão interno climatizado, um deck lateral com jardim vertical, integrados ao espaço ao ar livre, com ombrelones para proteger as mesas do sol e aquecedores a gás para noites mais frias.
 
O material para o acabamento do projeto e para a decoração do restaurante foi eleito a dedo. Mescla pedras, porcelanato italiano, plantas, água, flores, aço, vidros e mármore. O mobiliário também foi cuidadosamente escolhido para proporcionar o máximo de conforto e harmonizar com a beleza arquitetônica da casa. Para os utensílios da mesa, o design é admirável, e a louça, alemã.
 
“Criamos um projeto arquitetônico adequado para nossos clientes apreciarem bons vinhos tanto em dias de temperaturas mais amenas, quanto para tomar champagnes em tardes de verão. O ambiente é contemporâneo, com objetos tradicionais e modernos que remetem à Itália. O conjunto todo traz uma sensação de aconchego, frescor e leveza”, explica Gilvanya Roberti, sócia e responsável pelo conceito do projeto arquitetônico do restaurante.
 
No amplo salão interno, o restaurante possui moderno Vídeo Wall, com imagens artísticas da própria casa, editadas com o objetivo de relaxar os clientes. A trilha sonora, elegante e discreta, completa o clima de charme e bem-estar. Como adornos, os clientes se encantam com o limão siciliano, símbolo da casa, delicadamente se destacando nos detalhes de jarras, vasos e lustres, em peças escolhidas e trazidas em grande parte da Itália, pela própria Gilvanya. “A imagem e a origem do limão siciliano, fruta tradicional do Sul da Itália, se encaixou perfeitamente na proposta do nosso restaurante”, detalha. O jardim ao ar livre e um deck mais intimista completam o ambiente preparado para que os clientes se sintam em um pedacinho da Itália.
 
A infraestrutura de cozinha é impecável. Todos os detalhes foram planejados com o objetivo de facilitar o processo de produção, que é gerenciado pelo sócio Daniel Roberti, e garantir padrão de qualidade no sabor e no atendimento. São duas cozinhas, uma no segundo andar, para a preparação dos alimentos, e a outra está integrada ao salão do restaurante, em vitrine em linha. É nesta cozinha do salão que estão a forneria a lenha, para assar pães preparados na casa; a parrilla, para grelhar as carnes; o espaço para a finalização de saladas e entradas, pratos e sobremesas, com fogão, forno, refrigeradores, pias. Todos os ambientes da cozinha vitrine do restaurante são separados.
 
Espaço para eventos corporativos
No final de 2013, o Villa Roberti ampliou suas instalações e inaugurou uma área destinada exclusivamente para eventos, ao lado do restaurante. O espaço dispõe de toda infraestrutura e equipamentos para a realização de eventos corporativos, como reuniões, palestras, treinamentos e lançamentos de produtos.


“Entendemos que é importante ter uma estrutura separada e planejada para atender as demandas de eventos corporativos, pois sempre tivemos uma grande procura para a realização de reuniões no restaurante”, revela a sócia e idealizadora do projeto, Gilvanya Roberti. “A vantagem é que o cliente pode realizar um encontro empresarial com conforto no espaço e, ao final, seguir para um almoço ou jantar no restaurante Villa Roberti”, completa.
 
Para atender ao mercado de eventos, a equipe do Villa Roberti segue a premissa de oferecer produtos e serviços de altíssima qualidade. A casa elaborou um menu especial com sugestões para coquetéis, inspirado no cardápio do próprio restaurante. Com padrão de atendimento e serviço internacional, o espaço para dispõe de um salão climatizado e acústico, varanda e pátio externo, equipamentos de audiovisual completo, com projetor, tela de projeção, notebook, microfones sem fio e internet de alta velocidade.


Localizado exatamente ao lado do restaurante, o espaço corporativo interno foi projetado para receber entre 30 e 80 pessoas, dependendo do lay-out desejado pelo cliente. E ainda conta com um grande jardim lateral na área externa, o que amplia a sua capacidade total para até 150 pessoas, possibilitando ser palco para eventos privados. Ao subir as escadas, estão expostos dois quadros das Cárites, em latim Graças (Gratiae), divindades da Beleza, e talvez, na origem, forças de vegetação, representadas como três irmãs que têm os nomes de Eufrósina, Talia e Aglaia. Elas espalham a alegria na natureza e no coração dos homens e até no dos deuses. Atribui-se às Graças toda a espécie de influências nos trabalhos do espírito e nas obras de arte. Foram elas que teceram a veste de Harmonia.


Na varanda, em sintonia com a paisagem das montanhas do alto do Belvedere, estão presentes quatro estátuas em mármore, que simbolizam as quatro estações. Cada uma é esculpida em um único bloco de pedra branca de mármore e traz um tradicional ícone indicador das estações do ano. As peças foram adquiridas na Nuhaus e carinhosamente escolhidas pela sócia Gilvanya Roberti e por Beto Silva, responsável pelo do acervo da loja.  “Aqui os encontros terão sucesso em todas as temporadas. É um ambiente agradável e contemporâneo”, justifica Gilvanya.


As diretrizes de decoração seguem as do restaurante, como as cores brancas, cinza e tabaco, o material Corian® utilizado nos banheiros. “O mobiliário escolhido proporciona o máximo de conforto”, detalha Gilvanya. O espaço conta com elevador e banheiro para pessoas com mobilidade limitada.


Serviço:
Restaurante Villa Roberti
Avenida Celso Porfírio Machado, 1520, Belvedere – Belo Horizonte (MG) – CEP: 30320-400
Telefone e Reservas (31) – 2534-7714.
Capacidade: 150 pessoas.
www.villaroberti.com.br


Divulgação: Outra Visão Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR