Vinho brasileiro ganha nova Indicação de Procedência gaúcha

Vinho brasileiro ganha nova Indicação de Procedência gaúcha

 

Primeira safra com Selo da IP Altos Montes deve ser comercializada ainda este ano

Os enófilos já podem comemorar a novidade que irá movimentar o cenário vitivinícola brasileiro em 2021: a primeira safra de vinhos com o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. As 17 amostras de vinhos foram coletadas nesta quarta-feira, 13 de janeiro, e serão destinadas à análise em laboratório e degustação às cegas. Os rótulos aprovados poderão chegar ao mercado ainda esse ano.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas. Os primeiros vinhos com o Selo oficial são produção de cinco dessas vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.

“A vantagem para o consumidor é que ele vai poder adquirir produtos com um padrão de qualidade, com o padrão da indicação. Porque nós precisamos seguir as regras da indicação de procedência, onde a gente sempre busca aumentar a nossa qualidade dos nossos produtos”, afirma César Curra, Coordenador da Indicação de Precedência dos Altos Montes.

A degustação às cegas, uma das etapas mais importantes do processo de avaliação, deve ocorrer ainda em janeiro e contará com enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e de algumas vinícolas associadas.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR