“Vinhos do Bem”, da Talk Wine, terá aula com Marcelo Copello e doação para a APAE
Evento online “Vinhos do Bem” traz tinto português premiado, espumante francês de edição limitada e aula exclusiva com o mais influente jornalista de vinhos do Brasil; parte da renda será revertida para a APAE
Um dos nomes mais importantes da indústria do vinho em Portugal nas últimas décadas, João Portugal Ramos acumula décadas de experiência, inicialmente como enólogo consultor, depois como produtor. Além de ser um dos responsáveis pela revitalização do Alentejo e de outras regiões, seu trabalho tem contribuído para ampliar o prestígio da vitivinicultura portuguesa em nível mundial. Um de seus principais rótulos, o premiado Marquês de Borba Tinto, blend das uvas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Merlot, é uma das estrelas do “Vinhos do Bem”, evento online marcado para o dia 27 de fevereiro, às 20 horas.
Marcelo Copello, um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no país, é quem vai comandar a degustação, em uma aula exclusiva online. O evento é uma realização da Talk Wine, a primeira startup brasileira 100% dedicada à degustação virtual de vinhos.
O espumante francês Veuve du Vernay Brut Rosé, em edição limitada, completará a experiência. A Veuve du Vernay está intimamente ligada à própria história do espumante. Ela foi criada por Robert, filho de Eugène Charmat, que, em 1907, desenvolveu o método de produção que leva seu sobrenome e no qual a segunda fermentação, responsável pela carbonatação da bebida, ocorre em tanques de aço fechados hermeticamente (as autoclaves), gerando redução de tempo e custo. Ao longo das décadas, consolidou-se como uma marca premium reconhecida em todo o mundo. Em 2004, foi adquirida pelo grupo Patriarche, um dos mais tradicionais da indústria do vinho na França.
Para fazer parte desta vivência online, o consumidor acessa o site da Talk Wine e adquire um “passaporte”, que além da aula exclusiva com Marcelo Copello, dá direito a um kit completo, composto pelos dois vinhos, itens de harmonização e receitas de chef para preparar na noite da degustação. Outra vantagem é que a transmissão permanecerá gravada e poderá ser vista a qualquer momento, basta informar os dados de acesso concedidos no ato da compra.
Solidariedade
Quem adquirir a experiência virtual “Vinhos do Bem” vai contribuir com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE, uma das entidades assistenciais mais respeitadas do País. Presente em mais de 2 mil municípios brasileiros, a APAE tem como objetivo principal promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, prestando serviços de educação, saúde e assistência social a cerca de 250 mil pessoas todos os dias.
“A APAE é uma entidade sem fins lucrativos que mantém suas atividades através de doações e eventos. A APAE, como tantas outras entidades, atravessa um momento de queda de arrecadação em virtude da pandemia e esta parceria com a Talk Wine não poderia chegar em hora melhor para arrecadar recursos e dar maior visibilidade à nossa entidade”, diz o presidente da APAE de Maringá, Evandro Ricardo de Castro.
Segundo José Roberto Mattos, um dos fundadores da Talk Wine, fazer parceria com instituições assistenciais é uma forma de devolver para a sociedade o que ela proporciona para a startup. “Teremos duas edições do Vinhos do Bem por ano. Nesta primeira edição, escolhemos a APAE de Maringá, cidade sede da da Talk Wine, por ser uma entidade sólida e que faz um trabalho altamente reconhecido”, diz.
Experiência
Para José Roberto Mattos, o objetivo da startup é promover uma entrega diferenciada. “É algo com muito mais valor agregado do que um simples delivery de vinhos, pois há entretenimento. Além disso, estamos presenteando os apreciadores e amantes da bebida com mais uma vantagem. Afinal, são vinhos que custam mais se comprados separadamente. Isso sem contar que serão degustados na companhia virtual de Marcelo Copello, sem precisar sair de casa”, lembra.
Os passaportes para o “Vinhos do Bem” já estão à venda e custam R$ 299. Para participar basta acessar o site da Talk Wine e fazer a compra. “O kit com os vinhos e cardápio de harmonização é enviado para a casa do cliente, que, no dia e hora programados, acessa a live e vivencia a experiência online, pela smart TV, tablet ou smartphone”, concluiu Mattos.