Com cerca de uma centena de distinções, os vinhos portugueses foram, uma vez mais, bem-sucedidos no Concurso de Vinhos da Prodexpo Moscovo, prova da grande aceitação que recolhem no mercado da Federação Russa.
Foram 15 as empresas portuguesas premiadas, entre as quais, Adega de Ponte da Barca, Cooperativa de Pegões, Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Casa Ermelinda Freitas, Casa Santos Lima, Caves de Santa Marta, Manzwine e Quinta de S. Sebastião, presentes no stand coletivo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Estas empresas trazem da Rússia para Portugal dois grandes prémios, seis estrelas, 57 medalhas de ouro, 29 de prata e três diplomas.
A 29.ª Prodexpo Moscovo, a maior feira do sector alimentar da Federação Russa, que decorreu esta semana, recebeu a maior comitiva portuguesa de sempre, tendo contado com a presença de 29 produtores de vinho nacionais. A presença do sector vinícola português neste evento acontece desde 2014 e conta com a organização da CAP.
Exportações para o mercado russo
A exportação de vinhos portugueses para o mercado russo registou um crescimento exponencial nos últimos anos. Entre o ano de 2018 e 2021, o valor das exportações mais do que duplicou, chegando a 45 milhões, no ano passado. Atualmente, Portugal é o quinto fornecedor de vinho para o mercado russo e as perspetivas são de crescimento.
“Este é um mercado que ainda possui um grande potencial de crescimento para os nossos vinhos, tendo em consideração a aceitação pelos consumidores e a grande dimensão que este país tem. Para que isso aconteça, é necessário desenvolver um trabalho e uma presença constante junto dos importadores, dos distribuidores e dos consumidores, de forma a informar e valorizar o vinho português. É compromisso da CAP ajudar os produtores nacionais a ampliarem a sua pegada no mercado russo”, afirma Luís Mira, Secretário Geral da CAP.
Ações de promoção
A CAP tem previstas ainda este ano várias ações de promoção na Rússia, nas cidades de São Petersburgo e Ecaterimburgo, com organização de provas de vinhos, masterclasses sobre vinhos de Portugal e jantares vínicos em restaurantes de referências. Estas iniciativas são dirigidas a importadores, distribuidores, sommeliers, entre outros “players” do mercado do vinho.
O roadshow no território russo será complementado com uma deslocação ao mercado do Cazaquistão, nomeadamente a Astana e Almaty, onde também serão promovidas provas, masterclasses e jantares vínicos.