Vinícola gaúcha é responsável pelo Brandy mais antigo do Brasil

Credito/Foto: Divulgação

 

Com produto envelhecido há 47 anos, o destilado foi premiado com a Medalha Grand Ouro Spirits no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil 

A Valdemiz Vinhos Finos, localizada na Região dos Altos Montes da Serra Gaúcha, é a vinícola responsável pelo brandy mais antigo do Brasil, o Brandy XO. O produto foi destilado em 1975 e passou décadas em repouso. Atualmente soma 47 anos em seu processo de envelhecimento. A bebida também exibe o reconhecimento de sua qualidade, pois em 2021 foi premiado com Medalha Grand Ouro Spirits no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. 

“O nosso Brandy XO é um destilado singular, não tem nada parecido no Brasil”, avalia Fernando Viezzer, enólogo e gerente comercial da vinícola. 

 

Como é feito um Brandy? 

A elaboração do brandy é feita a partir de uvas brancas, visto que o tanino das tintas pode interferir negativamente no resultado. Em algumas ocasiões, outras frutas são usadas para a produção. 

Após a finalização do vinho, ele segue para a destilação e retificação. A primeira e a última porção são eliminadas e o resultado utilizado é chamado de “coração”. A partir disso, se obtém um produto com qualidade superior, eliminando o álcool indesejado. 

Antes de ser engarrafado, a bebida precisa passar um tempo descansando em barricas, principalmente de carvalho, por pelo menos dois anos. Nesta etapa, o produto começa a ficar mais denso e começa a receber toques de sabor e aroma relacionados ao local de armazenamento. 

 

Brandy: uma bebida de história e curiosidades 

Durante as invasões islâmicas na Península Ibérica, no século XVIII, a destilação se tornou um processo comum para bebidas alcóolicas. Em um primeiro momento, o vinho era destilado para facilitar o transporte e como forma de preservar a bebida.  

Na Holanda, principal destino da bebida, ele foi batizado como “vinho queimado” (bradwijn) por um tempo. Além disso povos como os árabes, por exemplo, acreditavam que a destilação do vinho poderia transformá-lo em ouro. 

Assim como o whisky e a cerveja possuem certa familiaridade, o vinho tem certa proximidade com outra bebida: o brandy.  

Feito a partir da destilação do vinho, o brandy é uma bebida ideal para noites frias, já que tem teor alcóolico próximo a 40%. Também combina com aperitivos como nozes, queijos e embutidos e após as refeições, com chocolates e outros doces. 

O que muitos não sabem, é que apesar da semelhança, o brandy não pode ser considerado Cognac, isso porque, para ter tal denominação, as uvas utilizadas no processo devem ser cultivadas na França, em uma região específica. 

Região dos Vinhos dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br. 

Divulgação: usinadenoticias.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR