Desde sexta-feira, as vinícolas da Serra Catarinense que oferecem enoturismo voltaram a receber visitantes. Em função do coronavírus, o atendimento ocorre mediante agendamento e número mais restrito de pessoas. O serviço também segue as normas de outros setores de atendimento ao público, com exigência de uso de máscara, oferta de álcool gel e mesas afastadas.
O presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, Eduardo Bassetti, afirma que o setor está feliz com essa reabertura. Lamenta que a vindima deste ano teve que ser interrompida por causa do isolamento em função do coronavírus.
A colheita nas vinícolas seguiu por ser atividade agrícola. Neste ano, a Serra Catarinense teve uma das melhores e mais saudáveis safras de uva desde que o setor começou a atuar na região. O baixo índice de chuvas permitiu usar bem menos agroquímicos.
Vendas online
As visitas nas vinícolas fortalecem as vendas do setor, mas há também a opção das compras online dos vinhos de altitude catarinenses. Isso pode ser efetuado diretamente nos sites das vinícolas ou em lojas especializadas que trabalham com vinhos do Estado.