Vino pretende dobrar de tamanho em 2022

Crédito/Foto: Divulgação

 

Com um conceito que une loja de vinhos com wine bar a rede Vino chega a 30 unidades e expectativa de fechar 2022 com 40 lojas

A história de sucesso do Vino tem inicio em 2005, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Curitiba. Pelas mãos do empresário Raphael Zanette o Vino nasceu da ideia de apresentar vinhos aos consumidores de forma descontraída, descomplicada e sem preconceitos

“Um wine bar seria a proposta ideal para que os consumidores pudessem entrar em contato com diversos tipos de vinhos, oferecidos preferencialmente em taça, proporcionado momentos únicos aos seus frequentadores”, revela Thiago Prodocimo, sócio que se juntou a Zanette em 2015.

Um dos diferenciais da casa é que não há carta de vinhos impressa, as garrafas ficam expostas em prateleiras e as opções mudam a todo o momento.

O objetivo do Vino é fazer do lugar um ponto de encontro não apenas para beber e socializar, e sim, para aprender mais sobre a história e a arte que há por trás de uma boa taça de vinho. Além disto, oferecer uma gastronomia de qualidade e a possibilidade de comprar os vinhos e levar para casa também são parte do conceito da rede.

“Para nos diferenciarmos do mercado buscamos sempre vinícolas não tão conhecidas, artesanais, responsáveis pela criação de vinhos incríveis em pequenas produções”, ressalta Raphael. Em 2010, o Grupo fundou a Magnum, sua própria importadora.

Com a boa aceitação de público e o crescimento de mercado, vieram novas lojas e restaurantes. O Grupo Vino tomou corpo e se estabeleceu nas principais capitais do país através do sistema de franquias.

Desta forma, tornou-se referência na cultura enogastronômica no país. Contando com mais de 30 lojas entre abertas e em processo de inauguração, em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerias, Espirito Santo e Distrito Federal a rede Vino pretende chegar a 40 unidades ao final de 2022.

Para isto oferece aos interessados dois modelos de franquias: o Pocket, um formato menor onde há a presença do wine bar e da loja de vinhos; o Fullque contempla a inclusão de um cardápio de gastronomia italiana com deliciosas entradas, pratos principais e sobremesas para uma experiência completa. Os investimentos variam entre R$ 165 mil e R$ 400 mil.

Pesquisas de rotina da Wine Intelligence apontam que a base de consumidores regulares de vinho no Brasil cresceu em 17 milhões de pessoas na última década.

Em 2010, 22 milhões de respondentes declaravam consumir vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020 este número subiu para 39 milhões – o equivalente a quase duas populações de Portugal em número de novos bebedores regulares.

Prova disso é o crescimento dos estilos mais acessíveis ao paladar de bebedores iniciantes, com maior teor residual de açúcar, para ocasiões informais. Como exemplo, a participação dos rosés no nosso mercado cresceu de 2 para 6% em volume desde 2015, de acordo com a IWS.

Transformações radicais na rotina levaram o consumidor a tomar novas decisões: uma delas foi eleger o vinho como bebida da pandemia. Foram dois anos de crescimento expressivo no seu consumo. Como resultado, 2021 se encerrou com uma expansão significativa na base de consumidores regulares de vinho, chegando a 51 milhões de pessoas, um aumento de 12 milhões de consumidores no ano, e que representa 36% da população adulta brasileira, segundo o relatório Brazil Wine Landscapes 2022 da Wine Intelligence.

As unidades do Vino chamam a atenção por contarem com uma curadoria cuidadosa na seleção dos vinhos. “Respeitamos e admiramos os vinhos das grandes indústrias, mas no Vino nossa ênfase é nos pequenos produtores familiares”, conta Raphael.

“Apresentamos não uma seleção de “líquidos” engarrafados, mas de pessoas, famílias, histórias e culturas, que se expressam por meio dos seus vinhos”, ressalta Thiago.

Grande parte dos vinhos comercializados no Vino é da importadora própria. Porém, também são disponibilizados catálogos de outras empresas. No total, as prateleiras abrigam uma média de 400 rótulos diferentes, de 14 países.

“Entre eles, o Vino conta com marcas próprias de vinhos e espumantes. Os mais recentes lançamentos são os vinhos Vino Curadoria, branco e rose”, explica Bernardo Baggio, o terceiro sócio.

Neste último verão o Vino lançou 04 opções de vinhos em lata, seguindo na linha de descomplicar o consumo. Nesta categoria, a bebida é pensada para consumo em locais mais despojados, da praia à balada, e abre mão de um dos pré-requisitos para a apreciação, que é a taça. “Impensável no passado, o vinho pode sair da garrafa e ganhar novas maneiras de ser apresentado para o consumidor”, avalia Bernardo.

Direto da latinha é impossível sentir seus aromas. Cabe ao vinho fisgar o consumidor pelo seu sabor e sua imagem, de uma bebida refrescante, leve e, não raro, frisante. Servido gelado, traz também a praticidade de consumo. Em Florianópolis, o Vino está localizado no Square SC.

Divulgação: Empresa 2020

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