Vinos de Patio e seus rótulos do Vale do Itata, no Chile

por Glaucia Balbachan

Fotos: Site Empratado

 

Guarilihue está no coração do Vale de Itata. É uma das localidades chilenas que surgiu com a chegada dos espanhóis. A região de Guarilihue é onde se localiza o “marco zero” onde as primeiras videiras cresceram e as primeiras produções vinícolas foram realizadas.

A história de produção de videiras desse local é centenária e sua tradição de vinificação familiar é passada de geração para geração, que herdou o comércio da produção de “pipeño”, típico vinho camponês chileno, elaborado de forma artesanal.

Vinos de Patio representa uma nova geração de enólogos em Guarilihue, no Vale do Itata. São profissionais que receberem a tradição do comércio familiar e de diferentes variedades de videiras centenárias, onde decidiram dar valor ao terroir local formado por vales, encostas e montanhas.

A tradição é formada por um grupo de cinco jovens enólogos: Elier Ortiz, Herman Diaz, Luis Lagos, Pablo Solis e Ronald Vera, que representa a Vinos De Patio.

O objetivo desse projeto é produzir uvas e vinhos naturais em videiras antigas, seguindo uma herança tradicional familiar e resgatando origens da cultura vinícola chilena.

Trata-se de três hectares de Cinsault, Moscatel de Alexandria, País, Torontel e Carignan, que dão vida ao Vinos De Patio com uma produção exclusiva de 10 rótulos.

 

Fotos: Site Empratado

 

No dia 19 de maio aconteceu o tasting das vinhas velhas do Vale do Itata da agrupação chilena Vinos de Pátio, em São Paulo. Quem apresentou os vinhos foi o sommelier chileno Francisco Zuniga.

Os vinhos brancos degustados foram: Semillon – Quelhue 2020, Gran Delito – Torrontel, Verasolis Moscatel, Viejo Encino Semillon e o Late Harvest de Moscatel de Alexandria. Já os tintos foram Bagual País 2018, Verasolis País 2021, Guindo Cinsault 2020 e Nüyün Cinsault 2020.

Os vinhos são excepcionais, bem feitos e equilibrados e entre os tintos os vinhos produzidos com a uva Cinsault ficaram entre os destaques da degustação.

 

SERVIÇO:
Vinos de Patio
Instagram: @vinos_de_patio
Contato: vinosdepatio@gmail.com
Tel: +56 9 8522 2693
http://vinosdepatio.cl

 

Fotos: Site Empratado

Os Vinos de Patio ainda não tem importador no Brasil.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR