Curadoria especializada em vinhos do Uruguay, a VinoSur tem uma seleção especial de alta qualidade. São vinhos da linha premium, que inclui as melhores opções do país, novidades de cepas consagradas e cortes especiais, sempre em suas melhores representações.
O diferencial da VinoSur está na seleção dos vinhos, feita em conjunto com a das bodegas boutique, que produzem com cuidado e dedicação vinhos diferenciados, muitas delas preservando os processos artesanais. “Nós gostamos de vinho, mais que de rótulos. Fomos conhecer as bodegas pessoalmente, conversamos com os produtores, valorizamos a história e as características especificas da vinícolas nas quais foram produzidos”, conta Fernando Matarazzo, founder da VinoSur.
A história da curadoria se mistura com a de Fernando. “Tudo começou em uma viagem em busca de oportunidades imobiliárias no Uruguay. Descobri as bodegas e os vinhos de alta qualidade aliados a uma hospitalidade sem igual. Queria compartilhar minha descoberta no Brasil e assim surgiu a VinoSur. Trazemos os vinhos dessas bodegas boutique, que trazem boas histórias de seus produtores, sempre empenhados em tirar o melhor de suas terras e produzir vinhos diferenciados”.
Entre as principais castas oferecidas pela VinoSur estão a icônica Tannat (tinto) e a Albariño (branca). Original do sul da França, a Tannat se adaptou de forma excepcional ao solo e ao clima do Uruguay, sendo um sucesso reconhecido internacionalmente. Como característica marcante, tem alta concentração de taninos, boa estrutura e uma coloração atraente, o que a torna a parceira ideal para as famosas carnes uruguaias. Sua produção representa cerca de 27% dos vinhedos plantados no país.
Já a Albariño, típica da península ibérica, é uma das castas brancas mais notáveis. Possui teor de açúcar elevado, resultando em vinhos mais alcoólicos, acidez alta, frescor e caráter mineral marcante.
Nos últimos 20 anos, o Uruguay vem passando por um processo de renovação e melhoramento de sua produção vitivinícola. O resultado é o reconhecimento mundial da excelente qualidade de seus vinhos finos. “Além da hospitalidade, as bodegas boutique uruguaias têm o compromisso de produzir vinhos cada vez melhores. Queremos compartilhar essa experiência de vinhos premium com o consumidor brasileiro, oferecendo uma seleção diferenciada para qualquer ocasião”, afirma Marcio Codogno, cofounder da VinoSur.
As bodegas boutique
Entre as principais bodegas boutique que a VinoSur trabalha estão a Alto de la Ballena, El Legado e J. Chiappella
Pequena vinícola no departamento de Maldonado, na região sudeste do Uruguai, a Alto de la Ballena fica em um lugar único: a Sierra de la Ballena, em Punta del Este, a poucos quilômetros do mar. Com a primeira vinha plantada em 2001, os primeiros vinhos foram apresentados ao mercado em 2007 com resultados surpreendentes. Atualmente, as vinhas são compostas pelas variedades Merlot, Tannat, Cabernet Franc, Syrah e Viognier. Maldonado é a mais jovem região vinícola do país e representa a modernidade do setor, reunindo os melhores vinhos do Uruguay.
Também familiar, a bodega El Legado produz vinhos desde 2010, sempre priorizando a qualidade ao invés da quantidade. Com um sistema único no Uruguay de condução vertical livre, o resultado alcançado é surpreendente. O processo artesanal é feito com prensa manual e atualmente são feitas 12.000 garrafas por ano: 5.000 da casta Tannat, 5.000 da Syrah e 2.000 do blend Tannat/Syrah reserva.
A bodega da família Chiappella produz vinhos desde 1926, com variedades nacionais e internacionais, como Cabernet Sauvignon e Hamburg Muscat. Após um processo de renovação dos vinhedos em 2002, a Bodega J. Chiappella experimentou um crescimento exponencial em termos de qualidade, posicionando-se no mercado uruguaio e internacional de vinhos finos e exportando para México, Estados Unidos e Rússia.