A segurança no recebimento dos votos e a validação foi novamente uma grande preocupação
Depois de três dias de muito trabalho árduo por uma equipe multidisciplinar para validar um por um os votos recebidos, foi finalizado hoje de manhã quem são os Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2021, assim como a melhor rede hoteleira / implantador que eles se relacionaram. A votação surpreendeu, pois entraram no sistema 18.678 votos das mais diversas regiões do Brasil. O sistema que foi dimensionado para receber de forma simultânea até 50 votos chegou a travar em alguns momentos nos últimos dias da votação em razão do grande volume que estava entrando.
Os votos aos fornecedores foram desde pequenas pousadas até renomados hotéis de redes nacionais e internacionais que operam no Brasil. As categorias de melhor rede / implantadora hoteleira também receberam muitos votos de fornecedores. Isso compreendeu também representantes comerciais que possuem negócios com a hotelaria, assim como arquitetos, construtores, incorporadores e especificadores para a hotelaria.
A segurança na validação dos votos, mais uma vez foi uma grande preocupação para ter 100% de certeza de que não houve fraude no voto que entrou no sistema. Isso se deve ao fato de muitos profissionais da hotelaria, como os de hotéis independentes, não terem e-mails corporativos, e utilizarem contas de e-mails gratuitos como Gmail, Hotmail e Yahoo. Mesmo nas grandes redes, tem muitos profissionais que também não contam com e-mails corporativos, como a recepção, governança, área de A&B, manutenção, jardinagem, piscina, entre outros. Com isso, democratizou-se ainda mais o voto. Muitos votos tiveram que ser cancelados em razão da não validação do voto em resposta por e-mail. Isso era feito automaticamente pelo sistema no término do voto, mas como muitos votos ficaram pendentes, na liberação manual o e-mail que não conferiu teve o voto anulado, pois era um grande indicativo de tentativa de fraude. Mas se fosse detectado que houve erro de digitação do e-mail cadastrado, o voto era liberado.
Desses 18.678 votos que entraram no sistema, 1.236 foram anulados, pois além do e-mail não validar, houve muitos fornecedores que votaram neles mesmos e de profissionais hoteleiros que votaram na rede que trabalha. Houveram também 867 acessos ao sistema que teve a votação abandonada em alguns casos de fornecedores querendo conhecer o sistema. Em outros casos, profissionais ligados a motéis e hospitais que ao perceberem que não poderiam votar ou mesmo profissionais hoteleiros que entram no sistema, mas não chegaram a votar.
Os votos aconteceram em média em quatro categorias
Os votos únicos e validados foram 4.326 com uma média em torno de quatro categorias votadas entre as 37 elencadas na enquete. Essa votação teve um aumento em relação a edição de 2020 que registrou 3.934 votos, mas inferior edição de 2019 que teve 5.032 votos. Mas era uma situação bem diferente, antes da pandemia da COVID-19 e os contatos entre fornecedores e gestores eram mais próximos e muitos vezes olho no olho. Mesmo assim os 4.326 votos registrados nessa edição de 2021 é muito representativo, se comparado a pesquisa realizada pelo IBOPE de intenção de votos a presidente da república. A amostragem é em torno de número de 3 mil pesquisados, mas o universo de eleitores é de 150 milhões. Então, quem conquistou esse troféu, pode se orgulhar, ele expressa a vontade de hoteleiros de diversas partes do Brasil.
Categorias mais votadas
A categoria que mais recebeu votos foi a de colchão, pois cinco grandes fabricantes nacionais brigaram voto a voto até o último instante. Enxoval de cama e banho foi a segunda categoria mais disputada e votada, seguida de software de gestão hoteleira, locação de equipamentos de áudio e vídeo, cofres eletrônicos e a marca mais lembrada. As categorias que tiveram menos votos, em razão de serem mais técnicas foram: Acessórios para banheiro, marcenaria, equipamentos para piscina, material de limpeza / higienização, Metais e louças sanitárias e produtos químicos para piscinas.
Muitas surpresas aconteceram nessa votação, pois como não existe a indução do voto, ou seja, nenhuma marca é apresentada no formulário, o que vale é a fixação da marca e imagem que o votante tem na sua cabeça. Com isso, não importa o tamanho da empresa e ou o market share, pequenas marcas também competiram de igual com grandes fornecedores da hotelaria nacional.
O resultado será numa live pela TV Hotéis nessa próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a partir das 19h00, diretamente de uma sala de eventos do hotel Nobile Downtown São Paulo.
Já está confirmada a presença on line dos Presidentes das entidades que apoiam o Troféu, como FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Resorts Brasil , FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e ABRACOHR — Associação Brasileira de Compradores para Hotéis. Em breve o link de acesso a TV Hotéis estará disponibilizado e a expectativa é de uma grande audiência.