A maior edição de todos os tempos. Assim foi a WTM Latin America 2022, feira de B2B de viagens da região, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Os números oficiais, divulgados hoje, comprovam a relevância do encontro para a indústria latino-americana de turismo. A programação técnica e a oportunidade de fazer networking e fechar negócios com relevantes players da indústria mundial atraíram 20 mil profissionais de viagens entre os dias 5 e 7 de abril.
Excluindo os profissionais das 565 empresas expositoras que representaram mais de 40 países, o número chegou a 15.204 de visitantes, aumento de 10% na comparação com os 13.823 visitantes de 2019.
“A edição de 2022 se consagrou como uma das maiores e mais importantes da história do evento, o que também reforça sinais de um futuro positivo para o turismo com a perspectiva de retomada de contatos e fechamento de novos negócios”, celebra Simon Mayle, diretor da WTM Latin America.
Outra conquista importante foi a grande adesão à plataforma de agendamento, que registrou a marcação antecipada de mais de 6 mil reuniões no decorrer dos três dias de evento, bem como a qualificação dos encontros face to face durante o evento. Na média total, as reuniões avaliadas conquistaram 4,3 (de um total de 5) estrelas, índice comemorado por Mayle. “A pontuação é dada pelos participantes das reuniões, levando em consideração a qualidade do encontro e a probabilidade de fechamento de negócios”, acrescenta o executivo.
A oferta de conhecimento foi outro apelo importante do evento. Durante os três dias, a grade de programação proposta nas áreas temáticas — Diversidade & Inclusão, Turismo Responsável, Travel Tech e Networking Area — destacou temas relevantes e tendências em 55 atividades paralelas, entre palestras com grandes nomes da indústria, rodadas de negócios e capacitações com agentes de viagem e hosted buyers. O resultado que se repetiu em cada um destes espaços foi de assentos totalmente ocupados, reforçando a busca por dados relevantes que possam guiar os negócios nessa retomada. “Além do conteúdo do evento, alguns destinos ofereceram conteúdo qualificado para agentes de viagem e Hosted Buyers, ocupando esse espaço com capacitações que são importante ferramentas para atualização de informações nesse momento de retomada”, diz Bianca Pizzolito, gerente de Vendas para o Brasil e a América Latina.
“O que a gente viu foi uma grande procura por informações práticas que pudessem ajudar as empresas a se prepararem para atender à demanda reprimida. A palestra sobre o Metaverso e a reflexão sobre qualificação de mão de obra foram grandes sucessos, assim como os debates relacionados à conquista e retenção de clientes, aumento de lucratividade e comportamento de consumo. Definitivamente a magia esteve de volta a todos os corredores da WTM Latin America”, pontua Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria, presidente da HSMAI Brasil e curadora da WTM Latin America para o Travel Tech Theatre.
Para Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da USP, a criação de um comitê e de um espaço dedicado à Diversidade e Inclusão sinalizam uma ousadia que é característica da WTM Latin America, além de um alinhamento às tendências. “Pautamos temas que incomodam as pessoas e fazem com que elas pensem. Ao divulgar um Manifesto e oferecer um espaço de debate tão privilegiado, a gente planta uma semente com a meta de naturalizar esses assuntos”, pontua a curadora do evento para o teatro de Diversidade & Inclusão.
Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para o teatro de Turismo Responsável, também comemorou a estreia de sucesso de um teatro dedicado ao tema. “Tivemos casa cheia todos os dias, muitas vezes para além da capacidade do auditório, e todos os painéis tiveram interação com o público. Percebemos que o agente de viagens volta desse período de crise pandêmica muito interessado no tema de desenvolvimento sustentável”, finaliza.
A WTM Latin America 2023 já tem data e local confirmados, e acontecerá entre os dias 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.