Roteiro Caminhos de Pedra registra crescimento de 75% em número de visitantes em 2025

Caminhos de Pedra registra crescimento no fluxo de turistas. Crédito/Foto: Divulgação

 

Mais de 482 mil pessoas escolheram o destino como palco para lazer e descanso

As construções históricas dos Caminhos de Pedra vêm ganhando a preferência de turistas de todo o país – e o crescimento de 74,7% no número total de visitantes tem mostrado a consolidação do roteiro como um dos principais atrativos turísticos da Serra Gaúcha, evidenciando a preferência por um turismo acolhedor, com respaldo histórico e tradição voltada aos primeiros imigrantes italianos. Na comparação com 2024, o número total de visitantes saltou de 276.025 para 482.120 em dados coletados pela Associação Caminhos de Pedra.

O avanço vem impulsionado tanto por empreendimentos já consolidados quanto pelo fortalecimento de novos atrativos, ampliando a diversidade de experiências oferecidas ao visitante. O desempenho também indica uma visitação mais distribuída ao longo do ano, estendendo-se para além de períodos cujo movimento já é elevado, como vindima e inverno. Para Arlete de Cesaro, Secretária Executiva na Associação Caminhos de Pedra, esse aumento se traduz em algo ainda mais significativo: a capacidade dos empreendimentos de se renovarem e fazer do roteiro um local de permanência: “A visibilidade do Caminhos de Pedra vem crescendo, especialmente porque temos aqui atrativos voltados para toda a família, fazendo com que o visitante aproveite um dia inteiro de atrativos e escolha permanecer hospedado para viver mais experiências no dia seguinte”, atesta.

Estabelecimentos tradicionais e contemporâneos dividem interesse do público

Vinícola familiar histórica, encravada na rota Caminhos de Pedra, a Cantina Strapazzon apresentou salto expressivo de visitantes em 2025 e atribui esse crescimento às inovações implantadas ao longo do último ano. “Até 2024 tivemos somente uma opção de passeio aqui na Cantina. Diversificamos essa parte do atendimento, onde a gente consegue agregar muito mais aos visitantes e tivemos uma ampliação da nossa loja, com exposição melhor de nossos produtos, ganhando mais visibilidade. Isso chama a atenção do turista, que vem também conhecer e ver o que há de novo”, celebra Josiele Strapazzon, administradora da Cantina, cujo comando já está em sua quinta geração.

Outra vinícola que se encontra no Caminho de Pedras é a Vinícola Arte Viva que produz vinhos que amadurecem em madeiras brasileiras que revelam sabores muito complexos e diferenciados. O Enólogo e proprietário, Giovani Ferrari, cria preciosidades. A Vinícola oferece aos visitantes uma experiência muito interessante instigando a produzir seu próprio vinho onde cada um faz o seu Blend, engarrafa e cria o seu rotulo. A Vinícola Arte Viva se dedica à produção de vinhos e espumantes de alta qualidade desde 2019. Localizada em Bento Gonçalves, nossa vinícola utiliza técnicas tradicionais para criar rótulos premiados que capturam a essência do terroir da Serra Gaúcha.

 

Caminhos de Pedra registra crescimento no fluxo de turistas. Crédito/Foto: Divulgação

 

Apresentando um conceito mais contemporâneo, o Benevento Café figura como um dos pontos mais visitados do roteiro. Composto por uma cafeteria, loja de chocolates, vinhos, espumantes e lanches que podem ser desfrutados em um amplo espaço relax ao ar livre, o estabelecimento notou uma mudança consistente no perfil do público que visita o roteiro. “Houve um crescimento no fluxo geral e, principalmente, uma ampliação do tempo de permanência e do interesse por experiências que vão além do consumo imediato, envolvendo gastronomia, ambiente e conexão com o território”, pontua Eduardo Benvenutti, proprietário do estabelecimento.

Número de feriados em 2026 gera otimismo

A maior regularidade no fluxo de turistas em 2025 sinaliza a maturidade do destino, fruto de investimentos em infraestrutura e da consolidação dos Caminhos de Pedra como um roteiro completo. Esse cenário projeta um 2026 otimista, impulsionado pelo calendário de feriados prolongados: “Esperamos um grande volume de visitantes de várias regiões. Precisamos de um ano de muito turismo, especialmente depois das enchentes e da pandemia”, destaca Josiele. Para Eduardo, esses feriados são a oportunidade ideal para refinar estratégias: “Queremos fortalecer experiências alinhadas às diferentes estações do ano, incentivando visitas em períodos variados e não apenas em datas de alta demanda. Dessa forma, buscamos contribuir para uma dinâmica mais organizada, sustentável e contínua nos Caminhos de Pedra, beneficiando tanto os visitantes quanto o conjunto de empreendimentos locais”, pontua.

Essa visão estratégica é sustentada pela união do setor, percebida pelos mais de 30 estabelecimentos do roteiro. Segundo Arlete, o crescimento atual é o reflexo de um trabalho contínuo de qualificação e diálogo. “Nossa diretoria se reúne periodicamente para debater melhorias, dialogar, pensar em como podemos inovar. Aqui temos a consciência clara de que os estabelecimentos não são concorrentes, mas aliados no fortalecimento do roteiro”, pontua, reforçando o associativismo como pilar para a evolução do destino.

Divulgação: exatacomunica.com.br